terça-feira, 24 de setembro de 2019

Um dos projetos mais antigos da Funarte (Fundação Nacional das Artes), o de Bandas de Músicas, estará em São Luís pela primeira vez. As atividades acontecem no Convento das Mercês e na Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), a partir da próxima quinta-feira, 3, com a Pré-Bienal e Painel de Bandas de Música. O evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma).


A programação do projeto este ano contempla Pré-Bienais, Painés e Simpósio em várias cidades do país.

São Luís é uma das cidades a receber tanto a Pré-Bienal como o Painel de Bandas de Músicas, cuja programação promovida pela Funarte ocorre ainda nas cidades de Porto Alegre (RS), Jaguaribe (CE), Nova Mutum (MT), Mogi das Cruzes (SP), Rio de Janeiro e Manaus (AM).

Pré-bienal

Na quinta-feira, 3, a Pré-Bienal será realizada durante todo o dia no Convento das Mercês, auditório Antônio Vieira, a partir das 14h, com apresentação da Banda Popular do Bom Menino. Na sequência o público fica por dentro dos projetos e ideias discutidos na I Bienal e ainda sobre o projeto Bandas de Música da Funarte.

Outros assuntos da pauta são os projetos locais “Os 25 anos da Banda do Bom Menino”, “Projeto Guarda Mirim-Músico”, “Projeto SESC Musicar”, “O Mestre Raimundo Abreu (Cajari – MA): Livro Biográfico” e a “A Banda Municipal de Santa Rita – MA”.

No final do dia o evento oferece concerto com as bandas Elite do Bom Menino e Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite – Emem.

As Pré-Bienais têm o objetivo de fortalecer as diversas ações em prol das bandas de música. A ideia é estimular a troca de experiências das iniciativas de sucesso, favorecendo o compartilhamento de conhecimento das diferentes realidades das regiões do país.

Painel

Nos dias 4 (sexta-feira) e 5 (sábado) o Painel Funarte de Bandas de Música acontece no Convento das Mercês e na Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem). São capacitações intensivas voltadas para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, provenientes das bandas de música.

As oficinas de instrumentação e arranjos musicais serão realizadas na Emem, Rua da Estrela, 363, Praia Grande. Já no Convento das Mercês estarão os cursos de Bombardino/Tuba, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone, Regência e Percussão.

As capacitações serão ministradas por professores de vários estados brasileiros, como Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. No dia 6 de outubro o encerramento será pela manhã no Convento das Mercês. A solenidade reunirá todos os alunos participantes do Painel e contará com apresentação de duas bandas com mais de 100 músicos cada.

A proposta dos Painéis é atuar no desenvolvimento e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda.

A trajetória do Projeto Bandas de Música da Funarte se confunde com a da própria história da Fundação. Ela foi criada em 1975 e, já no ano seguinte, o programa começou. As bandas de música do Brasil têm, além da sua importância artística e cultural, o atributo de ser importantes ferramentas de cidadania e interação social nas comunidades, com alcance em todo o imenso território nacional.

Serviço

O que: Projeto Bandas de Música da Funarte (Pré-Bienal e Painel)
Quando: 3 a 6/10. Abertura dia 3 (quinta-feira) às 14h no Convento das Mercês
Onde: Convento das Mercês (Rua da Palma. 502, Desterro) e Escola de Música Lilah Lisboa (Rua da Estrela, 363, Praia Grande)

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário