quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A literatura barroca invade o Convento das Mercês, nesta quinta-feira (19), quando começa o II Seminário Literário Padre Antônio Vieira. O evento vai reunir pesquisadores e amantes da literatura para discutir a vida e a obra do padre jesuíta que marcou a escrita barroca em Portugal e no Brasil.

O seminário é realizado pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, juntamente com as secretarias de Estado de Cultura (Secma) e da Educação (Seduc).

Na programação, palestras, performances teatrais e mostras de filmes levarão ao público a obra de Antônio Vieira, eternizadas em seus sermões.

Religioso, filósofo, escritor e orador, Vieira nasceu em Lisboa, em 1608 e foi morar em Salvador, onde morreu, em 1697. Passou boa parte da vida a serviço da coroa portuguesa. Foi responsável por missões jesuíticas no Maranhão e no Grão-Pará.

Proferiu um de seus memoráveis sermões durante a inauguração da igreja de N. Sra. das Mercês em São Luís, em 1660. Suas pregações e suas cartas, repletas de críticas à administração colonial, à exploração dos indígenas e até mesmo à Igreja fizeram dele o principal autor da literatura barroca em língua portuguesa, alcançando reconhecimento na Europa mesmo em sua época.

Programação do II Seminário Literário Padre Antônio Vieira

Quinta-feira (19)
14h30 – Solenidade de abertura
15h – Performance literária com ator Urias de Oliveira
15h30 – Palestra “Vieira, imperador da Língua Portuguesa”, com Sebastião Moreira Duarte, doutor em Literatura Latino-Americana (Illinois, EUA) e membro da Academia Maranhense de Letras

Sexta-feira (20)
14h30 – Exibição do filme “A pedra e a palavra”, de Joaquim Haickel
16h30 – Apresentação Teatral Paiaçu, com Oficina de Interpretação SLZ

SERVIÇO:

O QUÊ? II Seminário Padre Antônio Vieira
QUANDO? 19 e 20 de setembro de 2019, 14h30
ONDE? Convento das Mercês, Rua da Palma, 502, Desterro, Centro Histórico de São Luís – São Luís, MA

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário