sexta-feira, 4 de outubro de 2019
Ação será no Hospital da Mulher neste sábado (5) e inclui consultas médicas e atividades recreativas como parte da política do prefeito Edivaldo voltada para a saúde; evento reforça a necessidade da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero


A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior promove neste sábado (5), uma edição especial do Programa Todos por São Luís como parte da programação da campanha Outubro Rosa. A ação acontece das 8h às 12h, no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, e inclui consultas ginecológicas, palestras sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, oficinas, atividades recreativas para as crianças, entre outras. A iniciativa integra o conjunto de investimentos que o prefeito Edivaldo vem realizando para promover melhorias na rede municipal de saúde e ampliar o acesso da população a esses serviços.

Coordenadora do Programa Todos por São Luís, a primeira-dama Camila Holanda ressalta a importância da ação. "O prefeito Edivaldo tem se preocupado em investir cada vez mais em áreas como a da saúde, a fim de oferecer à população um atendimento digno na rede municipal de saúde. Uma edição especial do Programa Todos por São Luís às mulheres, demonstra tanto essa preocupação da gestão municipal com a qualidade e o acesso aos serviços, quanto o respeito a nós, mulheres ludovicenses", diz a primeira-dama.

A ação tem início com visita musical às enfermarias, café da manhã e atividades culturais com a Banda da Guarda Municipal e o Boi de Santa Fé. Durante toda a manhã do sábado (5), diversos serviços estarão à disposição da população. Serão oferecidas consultas especializadas nas áreas de clínica geral, ginecologia, mastologia e oftalmologia; serviços de fisioterapia; consultas de enfermagem com aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo, avaliação antropométrica, avaliação nutricional, vacinação, teste rápido de HIV, distribuição de medicamentos da farmácia básica, além de encaminhamentos para exames laboratoriais, de imagem e para consultas especializadas.


O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressalta que a ação é uma forma de alertar a sociedade para a importância da prevenção. "Por meio de iniciativas como esta, que envolve toda a comunidade, temos a oportunidade de oferecer diversos serviços, ao mesmo tempo em que desenvolvemos atividades de conscientização acerca da importância da prevenção. A edição especial do Todos por São Luís vem contribuir e reforçar um trabalho que é realizado constantemente nas unidades de saúde da rede municipal", conta o secretário municipal de saúde.

Ainda fazem parte da ação orientações sobre prevenção de doenças como HIV, dengue, leishmaniose, esquistossomose, malária e doenças de chagas e dicas de alimentação saudável. Para as crianças, haverá atrações como teatro de bonecos e oficinas de desenho livre e pintura. Também serão oferecidas durante a ação oficinas de internet e informática; origami; confecção de carteiras, bonecas de pano, chaveiros e agendas; e zumba e ritmos.

Os serviços de embelezamento, com limpeza de pele e maquiagem, também acontecem ao longo da manhã concomitantemente à Feirinha do Produtor, à Feira de Artesanato e ao atendimento dos serviços sociais dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com atendimento psicossocial, orientações sociais, orientações sobre o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.


OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem em diversos estados desde 2002, e desde 2011 sobre o câncer de colo do útero. A mobilização visa também à disseminação de informações sobre a prevenção e, por esse motivo, durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, considerando que nos estágios iniciais a doença não apresenta sintomas aparentes.


PROGRAMAÇÃO

Além da edição especial do Programa Todos por São Luís, serão realizadas ao longo do mês no Hospital da Mulher palestras sobre prevenção. Entre os dias 7 e 11 o tema será "Um Toque de Nutrição na Prevenção", com avaliação nutricional e dicas de alimentação saudável. De 14 a 18 o tema da palestra é "Um Toque de Experiência na Prevenção"; de 21 a 25, "Um Toque de Alegria na Prevenção"; de 29 a 31, "Um Toque de Educação na Prevenção"; e no dia 31, encerrando as atividades do Outubro Rosa no Hospital da Mulher, acontece também a palestra "Um Toque de Arte na Prevenção". Ao longo do mês, as demais unidades de saúde também se envolvem com a campanha e desenvolvem uma programação específica para tratar sobre o tema.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário