sexta-feira, 11 de outubro de 2019
O Museu da Imagem e do Som terá uma programação especial na tarde deste sábado (12), com exibição de documentário sobre Cristóvão Alô Brasil e apresentação do Bloco Golpe do Baú. A sessão faz uma homenagem ao sambista que completaria 97 anos nesse dia. O MIS é equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e fica no Forte Santo Antônio, Espigão da Ponta D’areia, São Luís.

O documentário resgata parte das entrevistas realizadas para o projeto Memória de Velhos em 1992, do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. A restauração do filme foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

“O trabalho faz parte do processo de arqueologia visual do MIS, que pretende incentivar a produção de realizadores maranhenses”, informou a diretora do Forte Santo Antônio, Amélia Cunha.

Cristóvão Colombo da Silva, conhecido como Cristóvão Alô Brasil, foi compositor e sambista, integrou em 1986 o Projeto Pixinguinha, e naquele mesmo ano gravou o disco Velhos Moleques. Em 1999 gravou o CD Alô Brasil, com a participação de vários intérpretes maranhenses. O músico integrou o bloco Fuzileiros da Fuzarca, a escola de samba Turma do Quinto e grupos tradicionais da cultura popular maranhense.

A programação do Cine MIS terá ainda a participação do bloco carnavalesco Golpe do Baú, que animará o espaço com muito samba. O bloco foi fundado no carnaval de 2009, na Praça da Saudade, bairro da Madre Deus. Há 10 anos arrasta multidões em seus cortejos carnavalescos pelo bairro ao som das melhores marchinhas e sambas maranhenses.

SERVIÇO:

O QUÊ: Cine MIS – Exibição de documentário sobre sobre Cristóvão Alô Brasil
QUANDO: Sábado (12), às 17h30
ONDE: Museu da Imagem e do Som (MIS), Forte Santo Antônio, Espigão da Ponta D’areia, São Luís.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário