sábado, 12 de outubro de 2019

Um grupo de professores franceses participará na manhã desta segunda-feira, dia 14 de outubro, a partir das 8h30, de uma edição do passeio turístico musicado no Cemitério do Gavião, em São Luís-MA. O grupo, formado por professores de agronomia, trará experiências do país do Velho Mundo e levará as práticas exitosas implantadas na zona rural de São Luís e em outras partes do estado. Os franceses, que estão vindo para o Brasil em uma parceria com o Instituto Federal, ministrarão palestra no Campos do Maracanã/ Vila Esperança. 


Eles desejam conhecer um pouco mais da história do estado e da sua capital, fundada por seus compatriotas em 1612 e, para isto, escolheram o Cemitour como ponto de partida, vez que o passeio conta a história de maranhenses que ajudaram a fazer a história da capital, do estado do Maranhão e do Brasil. 


Na manhã de segunda-feira farão o passeio musicado (com flauta, violão e violino) e, à tarde, visitarão a Casa Huguenote Daniel de la Touche, que abriga o Museu da França Equinocial, cujo acervo mostra um pouco da presença francesa no Maranhão na virada dos anos mil e quinhentos para os anos mil e seiscentos.

O cemitério do Gavião foi inaugurado em 1855 e possui um grande acervo de artes tumulares realizadas por artistas do Brasil e da Europa. Além de incontáveis personalidades das letras, artes e da política, que se notabilizaram durante os séculos, a exemplo dos escritores e professores Aluisio de Azevedo, Sousândrade, Bandeira Tribuzzi, José do Nascimento Moraes, João Mohana, Jerônimo de Viveiros, Rosa Castro; artistas: Coxinho (fez o hino cultural do Maranhão), carnavalesco Joãozinho Trinta; política: Benedito Leite, Luiz Domingues, Maria Aragão, Epitácio Cafeteira...

O cemitour do Gavião foi criado em 2004 pelo turismologo, historiador e escritor Antonio Noberto, membro fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL), sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), membro da Luminescence Academie Française (do Vale do Loire, na França) e membro fundador da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes (AVLA). Os músicos que acompanham o passeio são do corpo docente da escola de música Lilah Lisboa.


Fonte: Academia Ludovicense de Letras

0 comentários:

Postar um comentário