domingo, 27 de outubro de 2019
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reconhece importância de iniciativa do Ministério do Turismo


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reconheceu, neste sábado (26.10), o Programa Investe Turismo, do Governo Federal, como exemplo de medida-chave para fomento do setor e para geração de emprego e renda. A reunião de ministros do Turismo G-20 foi realizada na cidade de Kutchan, no Japão, com o objetivo de promover um crescimento forte, equilibrado e sustentável do turismo.

O programa Investe Turismo foi desenvolvido para unificar ações para desenvolvimento do setor, que serão organizadas em quatro linhas: governança; serviços e atrativos turísticos; marketing e atração de investimentos. A meta é aprimorar os atrativos turísticos, qualificar os colaboradores do setor e realizar ações de promoção e destes destinos. Nesta primeira fase, serão contempladas 158 cidades de 30 rotas turísticas de todas as regiões do Brasil.

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, que representou o ministro Marcelo Álvaro Antônio durante o evento, enfatizou que o Brasil vive um momento virtuoso para o crescimento econômico e o desenvolvimento nos mais variados setores, incluindo o turismo. "Estamos investindo em inovação, modernização de legislação, desburocratização, isenção de vistos, parcerias público-privadas e atração de investimentos. O turismo no Brasil passará por um estrondoso crescimento nos próximos anos”, disse.

O turismo é um dos setores da economia que mais impulsionam a integração econômica e o desenvolvimento socioeconômico dos países. O setor já representa cerca de 10,4% do PIB mundial, considerando os impactos diretos, indiretos e induzidos, segundo dados do WTTC (World Travel & Tourism Council). O turismo é uma das atividades econômicas com maior expectativa de crescimento no mundo. Os números da Organização Mundial do Turismo (OMT) indicam que o setor vai experimentar um crescimento sustentado nos próximos anos, atingindo 1,8 bilhão de chegadas de turistas internacionais em 2030, ante 1,4 bilhão em 2018.

Ainda de acordo com o WTTC, o turismo é responsável por 1 em cada 10 empregos no mundo ou aproximadamente 319 milhões de vagas de trabalho. O turismo cria empregos para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade, não apenas no setor, mas em toda a sua cadeia de valor em muitos outros setores, incluindo agricultura, construção civil, varejo, artesanato, indústrias culturais e criativas, serviços financeiros, informação e tecnologias de comunicação.

Na reunião de ministros do Turismo G-20, os países-membros reconheceram o turismo como um motor para o desenvolvimento econômico alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS's) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil aprovou a declaração conjunta do setor, considerando o papel da inovação e da transformação digital, a importância da gestão dos destinos em benefício de visitantes e comunidades locais e da redução de desigualdades, em prol do crescimento forte, equilibrado e sustentável do setor.

“A reunião de ministros do Turismo do G-20 foi um sucesso. O encontro marca um momento histórico no desenvolvimento do turismo mundial e reconhece que o governo brasileiro está no caminho certo ao valorizar o setor, fortalecendo cada vez mais o poder de atuação do Ministério do Turismo”, disse. “Além disso, abraça o Programa Investe Turismo como um programa prioritário do Governo Federal, com apoio transversal de todas as pastas ministeriais."

0 comentários:

Postar um comentário