sexta-feira, 25 de outubro de 2019
III Encontro de Egressos ViraVida Maranhão, foi realizado dia 24 de outubro, no Golden Shopping Calhau.


SÃO LUÍS – Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, o ViraVida é um dos exemplos bem-sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade, visando o desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas, socioemocionais, de qualificação profissional e inserção social. Na última quinta-feira, 24, o Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA, reuniu ex-alunos do programa, no Golden Shopping Calhau, no III Encontro de Egressos do ViraVida Maranhão. O objetivo do encontro foi estimulá-los a adentrarem ao mercado de trabalho, mostrando experiências de sucesso e o cenário maranhense para as profissões para as quais se capacitaram.

O Encontro foi aberto pelo superintendente regional do SESI, Diogo Lima, e pela coordenadora da Unidade Empreendedora de Vidas do SESI-MA, Valéria Pereira, e contou com a presença de diversos jovens que já passaram pelo ViraVida no Maranhão, além de interessados em participar. Eles assistiram a palestras sobre inovação com o professor Anderson Miranda (UFMA), e sobre o Programa de Jovem Aprendiz do Grupo Mateus, com a psicóloga Lucidalva Pinheiro, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo.


“É uma satisfação muito grande para o SESI ver vocês compartilhando experiências profissionais, profissionalizantes e educacionais. Vocês saem do ViraVida, mas o SENAI está de portas abertas pra vocês e o SESI também, com outros serviços. Nós nunca precisaremos nos separar. Vocês são filhos do SESI e temos muito orgulho de tê-los conosco”, ressaltou o superintendente do SESI-MA durante o evento.

O encontro contou com um bate-papo com as ex-técnicas do programa, Kleide Santos e Huaina Guimarães, e os egressos Jeferson Sena, aluno de enfermagem e estagiário da Vidas Resgate Home Care; e Mirele Cabral, aluna de administração e funcionária do Grupo Mateus, que contaram um pouco do seu aprendizado e como o programa contribuiu para sua inserção no mercado de trabalho, sendo ambos contratados na primeira entrevista de emprego.


“O ViraVida me proporcionou coisas maravilhosas, acrescentou tanto a minha vida pessoal como profissional, me inserindo no mercado de trabalho, onde eu atuo, tentando sempre desempenhar meu papel com excelência”, contou Mirele, egressa da turma de 2014 do ViraVida.

O programa oferece aos participantes, com idade entre 16 e 21 anos, a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências sócias relacionais, e de iniciação para inserção no trabalho, através de cursos que mesclam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, direitos humanos, etc., além de atendimento psicossocial. Após a formação, os participantes se encontram aptos a aplicar os conhecimentos, habilidades e atitudes na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária. Eles concluíram os cursos de Operador de Computador (SESI e SENAI); Vendedor (SENAC) e Recepcionista (SENAC).

No Maranhão, já foram atendidos aproximadamente 900 jovens desde que o ViraVida foi implantado em 2011, com índice de empregabilidade próximo de 48 %, nas cidades de São Luís e Rosário.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário