terça-feira, 12 de novembro de 2019

A Comunidade barreirinhense recebeu entre os dias 06 e 08 deste mês a 19ª Agritec – Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão.

Durante três dias a Feira  oportunizou aos agricultores do município e de toda a região o acesso ao conhecimento, somando diversas ações do Governo do Maranhão para o fortalecimento a agricultura familiar.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema participou da Agritec, com exposição e divulgação de material didático sobre Cadastro Ambiental Rural, Resíduos Sólidos, Importância da Agenda 21, Fauna Silvestre e Recursos Hídricos.

A SEMA ainda ministrou palestra sobre Educação Ambiental, com foco nas temáticas do Plano Estadual de Educação Ambiental e participou da plenária do Pre-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças, ressaltando a importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica no contexto da gestão participativa das águas.

Para a Superintendênte de Educação Ambiental da Sema, Laís Rêgo, a Agritec é uma oportunidade para aliar os conhecimentos e divulgar informações. “Participar de Feiras como a Agritec reforça o disposto na diretriz de número 4 das temáticas do Plano Estadual de Educação Ambiental, que tem o foco na divulgação das informações, neste caso por meio da educação ambiental difusa”, pontuou.

SOBRE A AGRITEC

Realizada desde 2015, a Agritec consolidou-se como um dos maiores eventos do setor da agricultura familiar, envolvendo e mobilizando várias Secretarias de Estado e outros órgãos estaduais e setores municipais na prestação de serviços à população.

A Feira tem o objetivo de contribuir com a melhoria da produção e renda dos pequenos produtores, além de movimentar a economia local e regional.

Somando todas as 18 edições realizadas, mais de 30 mil pessoas foram capacitadas e houve a movimentação de R$ 1,8 milhão em comercialização. Além disso, com as Agritecs foram firmados contratos com instituições financeiras de mais de R$ 25 milhões para agricultores familiares que buscaram financiamento rural.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário