terça-feira, 12 de novembro de 2019
Realizado pela primeira vez em São Luís, o Campeonato Brasileiro de Salvamento aquático vai reunir participantes de 16 estados brasileiros na capital maranhense. São esperados 293 competidores, todos integrantes de corporações estaduais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de Marinha e Aeronáutica.


O campeonato recria situações de salvamento de vítimas e é parte da programação do XIX Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), realizado no mesmo período na capital maranhense e considerado o maior evento do segmento da América Latina.

Este ano, além do acréscimo de uma nova prova da quantidade de competidores, outro destaque será a presença de medalhistas e participantes da última competição mundial, que também disputam o Campeonato Nacional.

“Temos 293 atletas de 16 estados, são militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha e Aeronáutica e teremos também na competição a participação de atletas medalhistas nos Jogos Mundiais Militares, realizados em outubro na China”, informou a Major do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Priscila Milena Costa Chahini.

Entre esses atletas estão Thais Xavier (Marinha/RJ), bronze no revezamento 4x50m com obstáculos e Gustavo Gimenes (CBM/GO), prata no revezamento 4x50m. O cadete do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Rodrigo Macedo da Silva, que também foi ao Mundial na China também participa da competição nacional.

As provas, que simulam situações de resgate em piscina e em alto mar, serão realizadas na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e na Praça dos Pescadores (Avenida Litorânea, Praia de São Marcos).

Programação

Um dos destaques da programação é o Aquathlon, disputa que inclui corrida de 1km na areia, seguida de 1km natação no mar e mais 1km de corrida na areia. A prova será disputada na quarta-feira dia 13, na Praia de São Marcos. A concentração terá início às 14h, na Praça dos Pescadores, Avenida Litorânea.

No período da manhã do dia 13, das 7h às 12h, e no dia 14, das 7h às 13h serão realizadas as provas de piscina que integram a competição.

Na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), os atletas disputarão nas modalidades individuais, os 50 metros carregando o manequim e os 100 metros carregando manequim com nadadeiras. As provas coletivas são a de revezamento 4×25 metros com reboque de manequim, revezamento 4×50 metros Medley e o Revezamento 4×50 metros com obstáculo, nova disputa do campeonato.

Ainda no dia 14, a partir das 13h, também na AABB, haverá a prova de Beach Flag, corrida à nadadeira. O atleta inicia a prova deitado, se levanta em sentido contrário à sua visão e corre 25 metros de areia para disputar a nadadeira (Flag) com seus adversários. A cada rodada um atleta é excluído até sobrar o campeão.

A premiação geral do Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático será realizada na quinta-feira (14), às 18h na AABB.

Informações e Foto: Agência de noticias / MA / divulgação

0 comentários:

Postar um comentário