terça-feira, 5 de novembro de 2019

A Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) vai levar extensa programação a Barreirinhas e Atins de 5 a 8 de novembro dentre as ações estão cursos de qualificação, palestras e feira de artesanato.

O Ceprama Itinerante tem o objetivo de incentivar a valorização e o desenvolvimento do artesanato tendo como foco a geração de renda aos artesãos. A feira itinerante, que está em sua segunda edição, será realizada simultaneamente com a 19° AGRITEC – Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão dos territórios Munim, Lençóis e Delta que vai acontecer na área do antigo aeroporto de Barreirinhas, de 6 as 8 de novembro das 8h às 18h.

Além da exposição de produtos, serão realizadas palestra de combate ao turismo sexual e oficina de reutilização e reciclagem de embalagens plásticas, com José de Alencar, o “Mestre Alencar”, na qual serão ensinadas técnicas de transformação de garrafas pets e outros materiais plásticos em artesanato.

Para o evento foram selecionados doze artesãos, sendo 4 de São Luís e 7 escolhidos por meio da representação de Associações de artesãos COOPALMAR, Povoado de Marcelino, Povoado de Manoelzinho, Povoado de Tabocas, Boa Vista e Mandacarú, todos pertencentes a Barreirinhas.

Durante a feira, a Setur, por meio da superintendência de Artesanato do Maranhão, fará cadastro e mapeamento de novas modalidades de arte local.

Caravana Mais Turismo


Simultaneamente, entre 5 a 8 de novembro, profissionais da área do turismo e da população do povoado de Atins irão receber a Caravana Mais Turismo com palestras, seminários e cursos do Programa Mais Qualificação e Turismo, Mais Infância Mais Turismo, Cadastur e Regionalização.

O objetivo da caravana, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), é levar ações de turismo educativo, além de oferecer uma série de serviços e capacitações para a população, prestadores de serviços turísticos e gestores públicos.

As capacitações gratuitas abordam diversas áreas com carga horária de oito horas e entrega de certificados. Serão oferecidos os cursos de “Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes”, “Hospedagem Familiar: como montar um negócio cama e café” e “Técnicas de Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem”.

A palestra do Mais Infância Mais Turismo, tema que visa sensibilizar e enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com foco nos polos turísticos maranhenses vai acontecer em diversas escolas da região.

Haverá também atendimentos para adesão e renovação de cadastros do Cadastur. Ao se cadastrar, o profissional ou empresa pode participar de feiras, ações promocionais e eventos realizados pela Setur e Ministério do Turismo (MTur) e ter acesso a programas de qualificação e linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais.

Nos dias 6 e 7 será realizada a palestra – Onde tem lixo não tem turismo, que tem o objetivo de orientar e sensibilizar a população e profissionais do segmento turístico da região para a importância de medidas educativas e manutenção dos ambientes limpos.

No dia 7 acontece o seminário Mais Turismo – A importância do planejamento do turismo para Atins, além da blitz de conscientização do Mais Infância, Mais Turismo em hotéis e pousadas da região, com abordagens informativas, diálogo com funcionários e hóspedes desses estabelecimentos. Durante a visita será feita a entrega e afixação de materiais informativos como cartazes, adesivos e bottons em áreas de fácil visibilidade nos estabelecimentos.

SERVIÇO:

O quê: Caravana Mais Turismo e Ceprama Itinerante

Quando: 5 a 8 de novembro

Onde: Atins, Barreirinhas (MA)

Texto e imagens: Setur/MA

0 comentários:

Postar um comentário