quarta-feira, 6 de novembro de 2019
Integrar as rotas turísticas da Chapada das Mesas e Jalapão, esse foi o objetivo da visita técnica que ocorreu de 2 a 5 de novembro. A missão, que teve como destino final São Félix do Tocantins, avaliou a construção, a estruturação e a comercialização de um novo produto turístico com o foco no desenvolvimento de atrativos e negócios locais.

No começo de dezembro a vez do Maranhão, receber os visitantes para troca de experiências e ajustes no roteiro que passará a ser promovido conjuntamente.

O superintendente da Chapada das Mesas (Setur), Beto Kelnner explica que na ocasião foram identificados os pontos positivos e os que precisam de ajustes. “Opinamos no que vimos e na execução das ações futuras, tendo como referência as experiências e transformações vividas no polo Chapada das Mesas nos últimos anos. Se já tínhamos visão de consolidar nosso destino e nos transformarmos em “case” de sucesso no Maranhão, agora temos o desafio de lançar um roteiro cheio de aventura e grandes experiências construído a várias mãos” afirmou o superintendente que apresentou o case do passaporte da Chapada aos técnicos do Tocantins.

A missão foi composta pelas equipes do SEBRAE do Maranhão e Tocantins, representantes da Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, das Instâncias de Governança do Polo Chapada das Mesas, da Agência de Turismo do Estado do Tocantins e de diversos empresários locais.

Os técnicos conheceram alguns atrativos turísticos do Tocantins como fervedouros e cachoeiras, além de estabelecimentos que compõem os negócios da região. A relatora setorial no turismo para o orçamento do Brasil, senadora Kátia Abreu também esteve presente.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, “As rotas integradas contribuem com a consolidação de um novo roteiro turístico, além de ampliar, diversificar e qualificar os já existentes, propiciando a inserção destes nos mercados nacional e internacional”, explicou acrescentando que a iniciativa estimula a demanda natural de visitantes, atrai novos turistas e alavanca a economia em ambas as regiões.

De acordo com a técnica da superintendência de regionalização do Maranhão, Karlla Santos, a SETUR tem importante papel no fomento das ações para o desenvolvimento do Turismo no Estado.

“Ao final de cada dia, foi realizado briefing sobre a visita, onde os técnicos discutiram sobre a melhor forma de desenvolver esse novo produto turístico. O próximo passo consiste em uma visita técnica aos principais atrativos do Polo Turístico Chapada das Mesas, feito isso, será oficialmente formatado o Roteiro entre os 2 estados” explicou a técnica da SETUR.

Expedição Jalapão e Chapada das Mesas

De acordo com a Agência Estadual de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Parque Estadual do Jalapão, apresentou um crescimento de 59% no número de visitantes, recebendo mais de 23,1 mil pessoas em 2018.

Já o Polo Turístico da Chapada das Mesas, composto por doze municípios, recebe milhares de turistas todos os anos, principalmente no período que vai de julho a outubro. Os roteiros focam nas belezas naturais com opções de lazer e aventura com grande variedade de produtos e serviços.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário