terça-feira, 5 de novembro de 2019
Ação, que começou nesta segunda-feira (4), vai realizar ações humanitárias, de cooperação e de monitoramento


O Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do governo federal, formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), informou nesta segunda-feira (4/11) que a Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida teve início nesta segunda-feira (4) com a desatracação de três navios, do Rio de Janeiro, em direção à região Nordeste, sendo eles: Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico; Navio Doca Multipropósito Bahia e Fragata Liberal. Estes navios levam mais de 2.000 militares, sendo 725 Fuzileiros Navais, e 8 aeronaves. Nesta Operação, a MB realizará, em conjunto com o EB e FAB, além de agências federais, estaduais e municipais, ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, cooperação na recuperação de áreas atingidas e monitoramento das praias e Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Segundo o GAA, os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco estão com as praias limpas. As seguintes localidades permanecem com vestígios de óleo e com ações de limpeza em andamento: Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel e Coruripe, em Alagoas; Artistas, Aruana, Mosqueiro, Náufragos, em Sergipe; Jacuípe, Itacimirim, Flamengo, Barra Grande, Cairu, na Bahia. Vale informar que o boletim é divulgado diariamente pelo grupo, sendo passível de alterações.

A limpeza das praias é efetuada do nascer ao pôr do sol, diariamente, com a participação de todos os órgãos envolvidos no trabalho, contando com a expressiva participação de voluntários. Ao final do dia, essas informações são computadas pelos órgãos responsáveis e enviados ao GAA, para consolidação.

Até esta segunda-feira  (4/11), de acordo com o levantamento feito pelo IBAMA, foram contabilizadas, aproximadamente, 4.200 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas. O descarte desse material é feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

Até o momento, mais de 3.370 militares da MB, 27 navios, sendo 23 da MB e 4 da Petrobras, 15 aeronaves, sendo 4 da MB, 6 da Força Aérea Brasileira (FAB), 3 do IBAMA e 2 da Petrobras, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do IBAMA, 80 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação.

As investigações deste crime ambiental cometido contra o nosso País continuam em curso e todos os esforços para elucidação dessa tragédia inédita na história marítima mundial vêm sendo empregados desde o início de setembro.

0 comentários:

Postar um comentário