segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
As empresas Caetés Expedições, Jota Júnior e Taguatur Turismo e Eventos apresentam novos produtos disponíveis aos turistas que visitam a Rota das Emoções no MA.


Turistas com destino à Rota das Emoções, no que tange o estado do Maranhão, contam a partir de agora com três novos produtos turísticos: Café da Manhã nos Lençóis Maranhenses, realizado na Lagoa Azul; Ecoboia e Flutuação no Rio Tamboril, afluente do Rio Preguiças, em Barreirinhas e Tour Anoitecer Gastronômico na Ilha de São Luís.

A apresentação dos novos serviços ofertados pela Caetés Expedições, Rota Ativa e Taguatur Turismo e Eventos, respectivamente, foram lançados durante o 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções, que aconteceu recentemente em Parnaíba (PI), em uma realização integrada do Sebrae nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

“ O Sebrae apoia esse tipo de iniciativa que vem em atendimento a demanda de turistas que chegam à Rota das Emoção. Acreditamos que com a criação de novos roteiros como estes, aumentamos o tempo de permanência do visitante no estado e isso é favorável a todo o trade”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.


Ecoboia e Flutuação no Rio Tamboril - Empreendedor com 19 anos de atuação no segmento do turismo, Jony Gomes Silva é daqueles empresários polivalentes. Dono da agência de ecoturismo Rota Ativa Eco, ele oferece diversos passeios na região de Barreirinhas com foco no turismo de experiência eco sustentável.

Jony também é monitor ambiental e possuí um outro negócio no segmento da gastronomia, o "Come em Pé", que é um pequeno restaurante de comidas rápidas e café da manhã no povoado Mandacaru, às margens do Rio Preguiças. Depois de ter ajudado na formatação de vários roteiros em execução hoje em Barreirinhas, a Rota Ativa já oferece o novo atrativo aos turistas que chegam à Barreirinhas, o Ecoboia e Flutuação no Rio Tamboril.

O novo atrativo consiste na flutuação em boias, em pequeno rio margeado por floresta de chapada em comunidade afastada do centro de Barreirinhas.

“O local conta com estrutura de restaurante com comidas caseiras e trilhas em meio a área de reflorestamento, observação de pássaros e área de lazer ideal para passar o dia e praticar esportes. Esse novo produto surge para atender uma demanda das agências de turismo, ideal para o último dia de estada no destino, onde o turista aproveita um turismo de aventura, mas que permite relaxar”, garantiu Silva.

Café da Manhã nos Lençóis - Outro novo produto recém lançado foi o Café da Manhã nos Lençóis Maranhenses. O passeio inicia ás 03h30, em veículo 4x4, com destino ao Parque Nacional dos Lençóis, com retorno às 8h da manhã.

O percurso da trilha dura em média 45 minutos e ao chegar nas morrarias das dunas, o turista inicia uma caminhada até o local escolhido para apreciar o nascer do sol e tomar um belo café da manhã, com vista para as lagoas dos Lençóis Maranhenses. Após este espetáculo, tempo livre para banho de sol e de lagoa, o retorno à Barreirinhas.

“O passeio é realizado em veículo privativo com capacidade para até seis pessoas e acontece apenas no período de verão, e o percurso nas lagoas é feito de acordo com a temporada. Criamos esse novo atrativo para proporcionar ao turista uma forma diferente de observar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com a vantagem de ter privacidade total, pois foge do horário de visitação ao local”, explica o empresário Roberdan Caldas, da Caetés Expedições, empresa responsável pelo novo atrativo.


Tour Anoitecer Gastronômico na Ilha de São Luís -  Em São Luís, portão de entrada da Rota das Emoções no Maranhão, o novo produto criado pela Taguatur Eventos, é um tour pela cidade histórica, com saída do hotel às 16h30 em direção ao Museu da Gastronomia.

O museu ocupa um dos mais belos casarões coloniais da Rua da Estrela, amplamente restaurado para contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, que poderão se deleitar com os sabores regionais e apreciar todos os elementos que compõem a cozinha de raiz da culinária maranhense.

Às 17h30 o tour segue para o Palácio dos Leões, de onde se aprecia o pôr do sol, sentindo a brisa suave que sopra da Baia de São Marcos. Em seguida, é feito um passeio a pé pela Praça Dom Pedro II e Benedito Leite, observando a arquitetura dos casarões do século XVII. Descendo pela Rua da Estrela, que dá acesso a Cachaçaria da Ilha, e após algumas degustações de cachaças produzidas no Maranhão, a próxima parada é para experimentar a culinária maranhense com seus sabores exóticos, como o arroz de cuxá com peixe grelhado acompanhado de chopp aromatizado com a flor de vinagreira, no restaurante típico do mesmo nome, na mais charmosa esquina do Centro Histórico. E para adoçar a noite, um levíssimo sorvete Maria Isabel, que é uma mistura do cupuaçu, coco e a geleia de pimenta com hibiscos. Para os que desejarem retornar ao hotel, saída as 20h.

“Ao realizar uma viagem, os turistas buscam novas experiências para aguçar todos os sentidos, dentre eles o paladar. Experimentar novos sabores é fazer uma imersão na cultura local em que se visita, é sempre algo esperado. Diante disso, criamos esse novo roteiro que além de abranger estabelecimentos gastronômicos, contemplem a cultura local e o consumo de pratos típicos do lugar. O que é essencial para dar origem a experiências únicas. É um roteiro atemporal, ou seja, pode ser feito o ano todo. Acredita-se que com a criação de novos roteiros como este, aumentamos o tempo de permanência do visitante no estado e com o roteiro gastronômico haverá valorização da gastronomia maranhense, como patrimônio local e a integração entre o trade turístico, comunidade local e estabelecimentos”, afirma Rafaela Cordeiro Dias Barbosa, empresária da Taguatur Eventos.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário