segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

A instrutora de Capoeira e bacharel em Direito, Elaine Dutra, foi eleita na última quarta-feira, 18, presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão. No mesmo dia foram empossados 40 novos conselheiros, 20 representantes do poder público e 20 representantes da sociedade civil de várias linguagens artísticas. A solenidade aconteceu no auditório do Convento das Mercês, São Luís.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, deu as boas-vindas aos novos conselheiros e falou da importância de manter o diálogo com a sociedade civil.

“Desejo um excelente trabalho aos novos membros do conselho, tenho certeza que juntos iremos construir uma excelente gestão, a cultura é vetor fundamental para o desenvolvimento social e econômico e precisamos salvaguardar nossas tradições e gerar crescimento para nosso estado, fortalecendo a economia criativa”, ressaltou o secretário.

A nova presidente do Consec-MA, Elaine Cristina Corrêa Dutra, tem 34 anos, foi conselheira de Cultura de São Luís e conselheira de Cultura do Maranhão no segmento Patrimônio Cultural, é membro do Coletivo da Salvaguarda da Capoeira no Maranhão e do Comitê Gestor do Bumba-meu-boi/ IPHAN, participa também do Coletivo de Entidades Negras – CEN MULHER e da Diretoria da Federação de Entidades Folclóricas do Estado do Maranhão- FEFCEMA.

“Será o momento de fortalecer as políticas públicas culturais em diversos municípios,  garantindo acesso dos cidadãos maranhenses nas decisões, reafirmando nossa diversidade, identidade cultural”, afirmou Elaine.

Foram eleitos também para a diretoria do Conselho, referente ao biênio 2019/2021, o vice presidente Osório Mendes Neto, produtor cultural de Imperatriz, e o secretário geral Ulisses Pinto, pesquisador e professor do Ifma em Barreirinhas.

Para Neto de Azile, que presidiu o Conselho entre 2017 e 2019, o momento é de renovação. “São novos olhares para a diversidade cultural do maranhão que se realimenta, e, em parceria com os novos conselheiros, tenho certeza que a nova diretoria irá conduzir os novos rumos da politica publica para o fortalecimento da cultura”, comentou Neto.

O Conselho Estadual de Cultura do Maranhão é um órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão – SECMA de caráter deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador.

O Conselho tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais.

Informação: MA.gov

0 comentários:

Postar um comentário