terça-feira, 7 de janeiro de 2020

A manhã dessa terça-feira (7) foi de colheita no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, localizado no bairro da Cohab. Toda a comunidade escolar se envolveu na coleta de hortaliças e verduras cultivadas pelos estudantes e professores do Centro, fruto da disciplina eletiva ‘Horta orgânica escolar’.

Iniciada em agosto de 2018, a eletiva objetiva promover a sensibilização ambiental dos estudantes do Almirante Tamandaré, bem como ajudá-los a despertar quanto a preocupação pelo consumo de alimentos mais saudáveis, baseado na utilização de alimentos produzidos de forma orgânica.

A Horta orgânica escolar é desenvolvida envolvendo conhecimentos dos componentes curriculares de Matemática, Biologia e Química. E o professor de Matemática do Centro Educa Mais, Joelson Pereira, explica que já há no Projeto Pedagógico da escola a base para que ela se torne uma escola sustentável, partindo do pressuposto de iniciar a produção de alimentos pela própria comunidade escolar e que serão utilizados na merenda escolar.

“Dessa forma, veio a ideia de praticarmos a horta escolar. Eu já tinha experiência desde a época do Ensino Médio no Colégio Universitário, de forma que eu, já com esses conhecimentos aliados aos da Matemática e vendo a situação, como nós deveríamos trabalhar o conteúdo do Ensino Médio e da Biologia, e da Química, nos juntamos e montamos o Projeto diante dessa proposta da escola sustentável, haja vista que nosso restaurante funciona com essas hortaliças que estão todas aqui. E é essa a nossa intenção, transformar o nosso almoço sustentável a partir daqui, da nossas hortaliças”, explicou o professor.

Entre as práticas desenvolvidas pelos estudantes durante a eletiva está a aplicação dos conhecimentos relativos à botânica, adquiridos nas aulas de Biologia; estrutura dos solos, os nutrientes orgânicos e inorgânicos que podem ser analisados nos estudos da Química, além de ideias de proporções de adubagem e metragem de terreno a ser aproveitado nos espaços ociosos da escola, próprios do conhecimento matemático. Tudo envolvido no que diz respeito à economia que esse projeto possa trazer à escola.

Ao falar de como partiu a ideia da implementação da eletiva, o gestor pedagógico do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, Galdino Gusmão, comenta que esse já era um interesse de professores e estudantes e, aliada à vontade de desenvolver atividades de cunho sustentável para a escola, foi possível construir essa horta orgânica.

“É muito gratificante viver esse momento que traz o sentimento de parte do objetivo cumprido, porque nós não gostaríamos que tivesse só esse início, meio e fim, com essa colheita, que essa seja a primeira colheita, mas a partir desse movimento que já foi desencadeado na escola a gente possa ampliar a horta e que os nossos novos alunos possam entender a importância desse trabalho mais prático e que serve para fortalecer o projeto de vida deles, porque muitos deles vão querer trabalhar com agronomia ou com hortas ou com algum viés sustentável. Esse é o nosso maior objetivo, fazer com que o nosso aluno seja um protagonista dessa ação, mas que também eles possam fortalecer o projeto de vida deles, como diz a centralidade do modelo da escola da escolha”, complementou.

Ao todo, 43 estudantes de todas as séries do Ensino Médio e três professores estiveram envolvidos diretamente na construção da Horta orgânica escolar. Para a estudante Ana Luísa da Silva Pires, 16 anos, da 2ª série, participar dessa eletiva foi uma grande descoberta.


“Nunca tinha tido uma eletiva desse tipo na escola, então a gente aprendeu muito, não aprendemos só a plantar, aprendemos a medir os espaços, pois envolvia várias outras coisas, não só o plantio, mas Química e Matemática também, então foi um grande conhecimento que a gente adquiriu nessa eletiva, que veio muito a calhar. Além de ajudar a aprofundar os conhecimentos de sala de aula”, disse Ana Luísa.

“Eu sou muito envolvido com Biologia e gosto muito da área da saúde, penso em cursar Farmácia ou Biomedicina e eu me envolvi na eletiva para também buscar mais esse conhecimento. Foi um momento onde eu estava pensando no que seguir, daí veio a proposta dessa eletiva e eu pude fazer novas descobertas. Quando veio a proposta, eu me animei bastante em participar, participei e hoje eu saio da escola plantando a minha semente, sabendo que eu deixei algo de melhor para o futuro, para os novos alunos que vão vir para a escola”, reiterou o estudante Mateus Walace Silva da Silva, que participou da eletiva e agora é egresso do Centro Educa Mais.

Além das Direções Pedagógica e Geral e da Gestão Administrativa Financeira da escola, os professores e estudantes contaram com as parcerias de agentes públicos e da comunidade na implantação da horta escolar. Como o auxílio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), e o agricultor familiar Matias Silva Ferreira, o ‘Seu Tatu’, que auxiliou nos conhecimentos técnicos de plantio e irrigação.


“Essa parceria se faz importante porque, principalmente, nós conseguimos abrir a porta da escola para a comunidade. A escola, hoje, vivencia um Programa Pedagógico de horta, que dá sustentabilidade para a sua comunidade a partir dessa iniciativa, que é uma ação que traz para a escola verdadeira sustentabilidade, uma vez que nós temos aqui hoje a própria alimentação da escola sendo feita por um produto ‘feito em casa’ e isso é muito importante”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues.

“Pra mim, é uma felicidade participar desse momento da escola. Eu aceitei esse desafio e estou muito feliz por alcançar o objetivo da escola e junto ver o reconhecimento ao meu trabalho. Espero que essa parceria continue, pois é muito gratificante”, afirmou o agricultor.

“Hoje a educação não se limita só a sala de aula, e como o projeto de vida é a centralidade desse modelo, nós precisamos levar nossos alunos para além dos muros da escola. Essa eletiva vem fortalecer em nossos alunos o contato com a terra, a valorizar as questões ecológicas e do Meio Ambiente, além de fortalecê-lo dentro do seu currículo escolar. E foi isso que nos motivou e hoje esse projeto deixa de ser uma eletiva, que acontece a cada seis meses e passa a ser um projeto da escola, para no futuro tornarmos a primeira escola sustentável do estado do Maranhão. É esse o novo objetivo”, concluiu a gestora do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, Christiane Praseres.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário