sábado, 11 de janeiro de 2020

Turistas que chegam à Barreirinhas, Tutóia e Paulino Neves podem desfrutar de novos roteiros cheios de muita emoção e experiência


Para quem procura uma experiência turística com muita emoção, contemplação da natureza e vivências de imersão nos costumes locais e vida cotidiana das comunidades interiorana e ribeirinha da região dos Lençóis Maranhenses, tem a Rota das Emoções como uma excelente opção. Com foco no turista, que busca esse tipo de atrativo, empresas do trade que atuam no destino, tem buscado ofertar novidades em produtos e serviços.

Circuito dos Rios é um dos novos atrativos para quem chega à Barreirinhas – Foto: Baluarte Empreendimentos Turísticos Ltda

Dentre eles, o Circuito dos Rios, em Tutóia (MA), ofertado pela Baluarte Empreendimentos Turísticos Ltda, a Rota Barro Vermelho e Roteiro Riachos e Corredeiras, em Paulino Neves, da empresa Lobotur, a Experiência ao Ar Livre – Vivências na natureza e comunidades tradicionais, e Expedições de Caiaques no Rio Preguiças – com Off Road 4×4, realizados em Barreirinhas e ofertados pelas empresas Espírito de Aventura e Costa Leste Ecoaventura, respectivamente.

Os quatro roteiros turísticos também foram lançados recentemente durante o 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções, que aconteceu em Parnaíba (MA), uma iniciativa integrada do Sebrae nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

“ O Sebrae atende os empresários do trade que atua na Rota das Emoções e apoia a iniciativa, entendendo que que o surgimento de novos roteiros turísticos é algo que precisa ser uma constante por parte dos empresários do trade, buscando sempre inovar e assim garantir aumento no tempo de permanência do turista no local, o que é extremamente favorável à economia local e do estado”, afirma do diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que envolve 14 cidades de três estados: quatro no Piauí (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba) cinco no Ceará (Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara) e cinco no Maranhão (Araióses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutóia). São Luís e Fortaleza são considerados os portais de entrada da Rota, por terem infraestrutura aeroportuária apropriada para receber voos nacionais e internacionais.

NOVOS ROTEIROS EM TUTÓIA, PAULINO NEVES E BARREIRINHAS

1 – Circuito Rios

Para vivenciar esse atrativo, o visitante que chega ao município de Tutóia (MA), sai de seu local de estadia de 4×4, às 9h da manhã, com destino a comunidade principal, Curralinho. A primeira parada acontece na cachoeira de Santa Rosa, formada pelo Rio Barro Duro, de águas límpidas que formam pequenas quedas d’águas. Logo após segue para conhecer o Rio São Bento e continua o que o passeio propõe, que é desfrutar de banhos revigorantes nas águas de Tutóia.

O destino principal desse novo atrativo, ocorre por volta das 13h, no Balneário Belas Águas, um local de ambiente agradável e aconchegante, que oferece atividades ambientais, entre trilhas ecológicas, passeios de balsa pelo rio e degustação dos pratos típicos da região. O retorno é previsto às 16h.

A convivência em meio aos costumes locais – Baluarte Empreendimentos Turísticos Ltda
Tutóia é uma cidade repleta de belezas naturais e cujo significado popular, o nome provém do tupi guarani e significa “água boa”. Neste contexto, o Circuito Rios, propõe ao visitante conhecer um outro lado da cidade, onde cada parada surpreende com a presença de rios e cachoeiras, formando sempre um cenário que contrasta entre a beleza e a simplicidade das famílias anfitriãs das comunidades ribeirinhas. A vivência deste roteiro é muito mais que lazer, é conhecimento ambiental e interatividade.   Além da imersão à natureza, neste roteiro o visitante vivencia costumes locais e a vida cotidiana das comunidades interiorana, na sua lida diária em casas de fornos, fazendo beijus e comendo frutas típicas.

2 – Roteiro Barro Vermelho e Roteiro Riachos e Corredeiras

Os nos roteiros acontecem no município de Paulino Neves, e são ofertados pela empresa Lobotur. Todos os dois roteiros são caracterizados como turismo de aventura e ecoturismo.

Para percorrer a Rota Barro Vermelho, o turista sai às 09h da pousada ou hotel em que está hospedado. O passeio é feito em veículos 4×4, tipo jardineira. O destino é a Lagoa do Alazão, localizada nos Pequeno Lençóis e as margens do Rio Preguiças, a 20Km de Paulino Neves, passando pela Lagoa da Fazendo Modelo, lugar onde poderá apreciar as primeiras lagoas para banho do percurso.

Saindo dessa lagoa o grupo irá cruzar o parque eólico, até a chegada na belíssima e preservada praia do Barro Vermelho, onde é possível contar com estrutura de uma barraca que funciona como restaurante, onde enquanto aguarda o almoço, o visitante pode aproveitar o momento para banho de mar. Essa praia é considerada uma das mais bonitas da Rota das Emoções.

Após o banho de mar, o guia os conduzirá para a Lagoa do Alazão de águas cristalinas que é formada por águas das chuvas onde poderão aproveitar todo o tempo para mergulho e fotos. Acabando o tempo na Lagoa do Alazão, o grupo retorna para a Praia do Barro Vermelho onde serão servidos no almoço as delicias regionais da culinária Paulinoense, aqui o grupo poderá ficar mais tempo curtindo a praia com suas grandes ondas que banham a imensa praia do Barro Vermelho.

A volta para a Pousada ficará a critério e de comum acordo com o grupo, desde que não ultrapasse o horário das 18h.

Noite livre.

Já o circuito pelos rios e corredeiras de Paulino Neves é uma aventura que faz com que o visitante se conecte com a natureza de uma forma emocionante e divertida.  O nome do roteiro é em homenagem ao local onde as vivências acontecem – Bom que dói, que é condizente com as aventuras!

Para fazer esse passeio, o visitante saí às 8h e começa com destino à Comunidade Bom que Dói, que fica a 27km do centro da cidade e em trecho off road. No caminho, uma parada na Lagoa do Tingidor, cenário perfeito para fotos.

O destino principal desse atrativo será o ponto para a descida de boia pelo rio, com percurso total de 1km. A chegada será na Comunidade de Simplício Velho, onde o visitante usufrui do lugar, que é conhecido por sua tranquilidade e transparência das águas do rio.

O almoço é na Barraca do José, um local simples, mas com deliciosos pratos da gastronomia regional, como galinha caipira, carne de sol e pescados.  O retorno para a pousada é às 15h.

3 – Expedição de Caiaques no Rio Preguiças – com Off Road 4×4

Expedições de Caiaques no Rio Preguiças – com Off Road 4×4 é uma das opções para quem busca emoção e ecoturismo na Rota das Emoções – Foto: Costa Leste Ecoaventura
Nesse passeio de aventura, adrenalina e contemplação, o visitante desbrava paisagens exóticas dos Pequenos Lençóis Maranhenses, um caminho repleto de dunas, lagos e o exuberante Rio Preguiças. Uma experiência com caiaques, conhecendo grandes marcos naturais e pontos turísticos da região dos Pequenos Lençóis Maranhenses.

O passeio começa saindo de Barreirinhas pela MA-315, o corredor da Rota das Emoções e a trilha da estação eólica. A primeira parada é a margem da Lagoa do Alazão, para um bom café da manhã organizado pela expedição, intervalo utilizado pelos condutores para um repasse de orientações de segurança a respeito do procedimento de navegação em caiaques pelo rio.

O percurso em caiaques é realizado margeando os Pequenos Lençóis Maranhenses, visitando além de praias conhecidas do circuito turístico como Vassouras, também visita pontos onde os barcos não acessam, vilas de pescadores e praias de água doce formada pelo avanço das dunas na floresta de manguezais e o leito do Rio Preguiças. O passeio visita finaliza na península do Caburé.

O diferencial desse roteiro é que ele foge de roteiros turísticos de massa, promove experiência locais autenticas e assimilação cultural com nativos ribeirinhos do Rio Preguiças. Tem capacidade máxima de carga controlada, sendo grupos com somente seis pessoas por evento. Oferece, café da manhã, expedição Off Road 4×4, equipamentos individuas de remada, condutores com treinamentos em primeiros socorros, seguro viagem e fotografias do passeio gratuitas.

4 – Experiência ao ar livre – Vivências na natureza e comunidades tradicionais 

A beleza dos Pequenos Lençóis Maranhenses, em Paulino Neves é um dos locais contemplados em passeios pela Rota das Emoções – Foto: Veruska Oliveira
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o espelhado Rio Preguiças são os atrativos mais conhecidos do Maranhão, eles garantem um encantamento memorável a todos que os visitam.  Agora imagine esse cenário de rios, dunas e lagoas como destino certo para uma aventura de cicloturismo montado numa fat bike… Imaginou?! Essa é a proposta da empresa Espírito de Aventura com esse novo roteiro.

O passeio inicia em Barreirinhas, no horário da manhã ou tarde, conforme acordado com o cliente, numa lancha voadeira, percorrendo vários ambientes do Rio Preguiças. O primeiro destino é a Comunidade de Vassouras (área de preservação ambiental), onde se faz uma trilha ecológica de fat bike (opcional) ou mesmo a pé, caso o cliente prefira.

O percurso é de 3 a 5km em campo de duna, com diversas lagoas, finalizando na comunidade ribeirinha Morro do Boi, onde acontece a interação com a comunidade e degustação de pescado assado na brasa à moda da praia e coco verde colhido no local.  O passeio prossegue para as Comunidades Mandacaru e Caburé. O retorno poderá ser ao entardecer com observação da vida silvestre e pôr do sol ou luar, um espetáculo para quem quer eternizar ainda mais este momento único. Tempo de duração do passeio é de em média 10 horas.

Vale ressaltar que, a aventura de Fat Bike é para pilotos intermediários e experientes com um nível de aptidão relativamente razoável. Aptidão não significa ficar cansado na realização dos esforços, que com esta bicicleta é simples, estar relacionado na superação controlada pelo guia condutor em cumprir a atividade diária, mas suportando esforços físicos exigentes e inesperados.  As rotas são preparadas para cada tipo de ciclista. Desde iniciante onde vai aprender a pedalar na areia até um ciclista experiente. Cada caminho tem sua facilidade diferenciada.

“A minha maior preocupação e paixão é o turismo de Experiência ao ar livre, onde valorizamos a biodiversidade e principalmente a identidade das comunidades tradicionais que visitamos. Fugir do trivial passeio massivo é a nossa pegada”, afirma Alexandre Gustavo Ugarte, empresário e proprietário da Espírito de Aventura.

Texto: Rosaline Dourado
Publicado no JP Turismo / Fotos divulgação: www.jpturismo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário