sábado, 22 de fevereiro de 2020


O mais tradicional ponto da folia de rua de São Luís, a Madre Deus, foi tomada por milhares de foliões que saudaram o Sábado Gordo carnavalesco (22). A programação seguiu das 16h às 23h, no Beco do Gavião, Largo do Caroçudo e Casa das Minas. Na agenda, cortejos de Blocos Tradicionais, Organizados e Alternativos, Tribos de Índio, Tambor de Crioula e shows de artistas maranhenses. O evento do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, prossegue até 25 de fevereiro, nos circuitos Beira Mar, Rio Bacanga, Passarela do Samba, Ceprama e Madre Deus.

O circuito Madre Deus é uma das novidades do Carnaval do Maranhão 2020, com atrações durante o dia, para quem quiser aproveitar a folia mais cedo. O secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso, pontuou a importância do circuito para a festa maranhense. “A Madre Deus é tradição e tem história marcada pela cultura e alegria. Por isso, pensamos numa programação que começa logo pela manhã com diversas atrações. O público está gostando e aproveitando desde cedo o melhor do carnaval com as raízes da nossa cultura”. 

Os cortejos das Tribos de Índios abriram a programação carnavalesca com desfile de sete grupos culturais, preparando o público para as apresentações de nove Blocos Tradicionais, Organizados e Alternativos, que entraram em seguida. No Beco do Gavião, o espaço Concentra e Sai contou com animação do bloco Escangalhada, Banda Gdam, grupo de samba Xodó de Mãe e Sambadiando, além de shows de Guilherme Guimas, Alessandra Loba e Gisele Padilha, das 12h às 18 horas.

Durante a tarde, o som dos tambores que representam forte manifestação da cultura popular maranhense, deu o tom na Tenda do Tambor de Crioula, com apresentações de grupos das 16h às 23 horas. Considerado Patrimônio Cultural do Brasil, a manifestação é uma forma de reverência a São Benedito, o santo protetor dos negros. Essa devoção foi materializada a cada toque do tambor, levando o público a seguir o bailado dos grupos da capital e também, representantes do interior do Estado. 

A estudante Andressa Lima parabenizou o evento e exaltou a festa maranhense. “O carnaval do Maranhão é tudo de bom. Que todos venham aproveitar a festa, se divertir muito, porque está maravilhoso”, disse a jovem, que acompanhada de amigos, se divertiu na passagem dos blocos. O servidor público, Acimar Braz, também elogiou a programação. “Um carnaval animado, que a gente pode vir e curtir, com toda a energia, alegria e vibrações positivas”, enfatizou o folião, durante as apresentações dos grupos de samba. 

A programação de sábado no circuito Madre Deus contou ainda com Tô Di Mais, Xodó de Mãe, As Brasileirinhas e Na Moral, no Espaço do Samba, Ponto de Fuga; além de cortejos de alegorias de rua com grupo Corso da Melhor Idade Madre Deus e Alegoria de Rua Tapera. O Carnaval do Maranhão 2020 terá mais de 300 atrações – locais e nacionais – entre estas, Maria Rita, Margareth Meneses, Zeca Baleiro, Duda Beat e Cidade Negra. A agenda vai até 25 de fevereiro, e na Quarta-Feira de Cinzas (26), apuração dos desfiles das escolas, na Passarela.

Informações e fotos: Agência de Noticias MA

0 comentários:

Postar um comentário