sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Um total de 50 estudantes vai participar das atividades de intercâmbio do programa Cidadão do Mundo. A iniciativa do Governo do Estado oportuniza a jovens, de 18 a 24 anos, a vivência em outros países, para que aprendam uma língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol. Em sua sexta edição, o programa estadual encerra as inscrições neste domingo, 1º de março. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – www.secti.ma.gov.br. A inscrição pode ser feita pelo link web.secti.ma.gov.br/cidadao

Podem se inscrever no programa alunos vindos do Ensino Médio da rede pública, de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou de fundação sem fins lucrativos. As vagas serão distribuídas para intercâmbio em Montpellier, na França; Newcastle, na Inglaterra e Córdoba, na Argentina. Os selecionados farão curso de idioma em escolas destes países, pelo período de três meses. O embarque está previsto para este primeiro semestre.

“O programa é uma grande experiência, oportunidade de conhecimento e de vida para os estudantes maranhenses. Com esta ação, o Governo do Estado proporciona algo que poderia ser inatingível para muitos destes participantes e que terão a chance de aprender, crescer como seres humanos e se preparar para o futuro”, pontuou o titular da Secti, Davi Telles. Este ano, o Governo do Estado vai disponibilizar 100 vagas, aumentando em 20%, no comparativo com os anos de 2018 e 2019.

Apoio

Os participantes do Cidadão do Mundo recebem bolsa-auxílio de R$ 4,5 mil, via Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Ainda benefícios como seguro de saúde, passagens e acomodação em casa de família residente na localidade definida para o estudante. Ao longo das cinco edições do programa, foram concedidas mais de 390 bolsas de estudos, nas modalidades de intercâmbio linguístico, estágio internacional e Ensino Médio no exterior.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário