domingo, 1 de março de 2020

*Anderson Lindoso, Advogado e Secretário de Estado da Cultura

Um carnaval recorde de público, um carnaval de paz e acessível, um carnaval de ritmos e alegria. Esse foi o Carnaval do Maranhão 2020 que fez história e animou cerca de 700 mil foliões que circularam pelos 5 dias de folia nos quatro circuitos programados. Desde os cinco finais de semana de pré-carnaval a grande presença do público já anunciava o sucesso, que logo seria comprovado na temporada oficial.

Com mais de 300 atrações, sendo mais de 90% formada por artistas maranhenses, o Carnaval do Maranhão inovou, misturou ritmos, ocupou espaços públicos e aproximou a população e turistas da rica cultura da nossa terra.

Montamos uma programação para todos os gostos e estilos, em diversos espaços. Um dos corredores de maior sucesso e localizado em um dos pontos mais bonitos de São Luís, o Circuito Beira Mar recebeu pelo terceiro ano consecutivo atrações nacionais e locais que levaram milhares de pessoas às ruas.

Também foi bom ver que a novidade deste ano, o Circuito Rio Bacanga, surpreendeu e recebeu grande público nos três dias de programação, com muito forró, axé, samba, blocos e shows. Foi a inovação que deu certo e promete ser muito melhor no próximo ano.

No bairro da Madre Deus montamos uma programação com atrações durante o dia, com cortejo de diversos grupos da cultura popular. Ficamos felizes com o resultado. As ruas foram tomadas por foliões que aproveitaram desde cedo o melhor do carnaval com as raízes da nossa cultura.

Outro fator de sucesso, a ocupação hoteleira de 82% mostrou que a festa tem atraído cada vez mais visitantes, movimentando tanto o turismo externo quanto interno. E o que é melhor, aprovado em sua maioria.

E como já falamos em outros artigos a cultura tem seu impacto na economia, outro fator que diferencia esses grandes eventos. Nesta edição de 2020, o Carnaval gerou movimentação econômica de R$ 35 milhões na capital. Além disso, mais de 2.500 pessoas trabalharam diretamente no evento, entre os quais 1500 ambulantes.

Em termos de acessibilidade, avançamos e podemos dizer que foi o Carnaval da inclusão, com a interação de diversos públicos. Os circuitos receberam recursos como áreas de embarque e desembarque, setores de acessibilidade, estrutura de bar, banheiros adaptados, rampas e a presença de intérpretes de libras nos shows.

As crianças também tiveram seus momentos de grande alegria com os Bailinhos realizados no Parque do Rangedor e na Casa de Apoio Ninar. Foram momentos marcantes com atrações voltadas especialmente para o público infantil. Os pequenos foliões se divertiram com música, brincadeiras e concurso de fantasias.

O Carnaval cresceu, e cresceu com segurança. As pessoas puderam se divertir com tranquilidade, garantidos por cerca de cinco mil policiais e bombeiros que trabalharam no policiamento ostensivo, na orientação aos brincantes e no monitoramento dos circuitos de folia.

Agradeço a confiança do governador Flávio Dino na força da cultura local como vetor fundamental para o desenvolvimento, e a todas as instituições parceiras e colaboradores que estiveram junto com a gente durante a organização dessa grande festa.

Ano que vem teremos mais novidades, e é certo que os circuitos terão que ser reestruturados para atender o grande público. Já estamos trabalhando para um Carnaval maior, com grandes atrações e espaços cada vez mais seguros. Viva o Carnaval do Maranhão, viva a nossa cultura!

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário