sexta-feira, 6 de março de 2020

O sul do Maranhão oferece tudo o que se espera de um destino dos sonhos: paisagens deslumbrantes, trilhas e esportes radicais, cachoeiras e poços de águas cristalinas. E com a intenção de qualificar, sensibilizar, cadastrar, orientar o trade local, esta semana (02 a 06), as cidades de Carolina, Riachão e Estreito, que fazem parte do polo Chapada das Mesas, receberam ações da Caravana Mais Turismo, promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

A caravana itinerante ofereceu gratuitamente serviços e capacitações (Mais Qualificação, Mais Turismo) para prestadores de serviços turísticos e gestores públicos, palestras de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes (Mais Infância, Mais Turismo), ações de sensibilização do Cadastur e reuniões de fortalecimento com os membros dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) e das Instâncias de governanças (IGR’s). As atividades aconteceram simultaneamente nas três cidades.


“Demos continuidade ás qualificações nos polos turísticos, anunciamos obras como portais da cidade e conversamos com o trade para pensarmos em roteiros para aumentar ainda mais o fluxo de visitantes na região”, explicou o secretário de Turismo, Catulé Júnior, que acompanhou a reunião e a visita técnica em Riachão.

A caravana capacitou 107 participantes com os cursos de “Condução de Passeios em Ambientes Naturais”, onde contou com a participação dos condutores locais de turismo; O curso de “Hospedagem Familiar: como montar um negócio cama & café”, destinado a pessoas que tem a intenção de montar empreendimento de hospedagem familiar para complementar a sua renda; o curso de “Técnicas de Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem”, com a participação intensa de empreendedores e colaboradores dos principais hotéis e pousadas da região; E ainda os cursos de “Qualidade no Atendimento” e “Noções de Empreendedorismo para Artesãos”.

“Aprendemos mais sobre hospedagem e técnicas que engrandecem nosso trabalho do dia a dia”, afirma o recepcionista do poço azul, Eric Coelho da Silva, que participou do curso de “Técnicas de Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem”, na cidade de Riachão.


O superintendente das Chapada das Mesas, Beto Kelnner desempenhou ações de sensibilização aos artesãos de Riachão e Estreito, através de palestras sobre Programa de Artesanato Brasileiro(PAB). Na cidade de Estreito, a secretaria municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Rejane Cunha, agradeceu a parceria da Setur. “O município vive um momento muito importante no desenvolvimento do turismo. Estamos felizes com essa política desenvolvida pelo Governo que trouxe mais conhecimento aos artesãos e empresariado local”, afirma a Rejane Cunha.


Como explica o superintendente de qualificação profissional da Setur, Fernando Campelo, a qualificação Profissional vem auxiliar e dar o suporte ao trade da Chapada das mesas. “Trouxemos a oportunidade de aplicação da política pública estadual do turismo com a possibilidade de melhoria dos serviços prestados tanto na esfera pública quanto no setor privado. Isso inevitavelmente melhora a experiência do próprio turista no nosso estado”, frisa Campelo.


Durante a passagem da Caravana pelas cidades, a coordenação do Cadastur (MA) realizou visitas técnicas em loco nos empreendimentos e prestadores de serviço para a sensibilização com 18 adesões e renovação do Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo (Cadastur).

Ações do Programa Mais Infância, Mais Turismo, também fizeram parte da programação da Caravana, no qual, 1.051 crianças e adolescentes foram sensibilizadas com informações sobre o combate do abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com foco nos polos turísticos maranhenses.


Nas reuniões realizadas nos municípios de Riachão e Estreito os conselheiros do COMTUR, aceitaram a ajuda da Setur na organização do Inventário Turístico das cidades, realizando o levantamento dos atrativos turísticos da região. Já na cidade de Carolina aconteceu reunião das IGR’s com participação de secretários municipais e presidentes das IGR’s.

Segundo a Presidente da Instância de Governança Fórum Polo Turístico Chapada das Mesas, Joilene Assunção que esteve participando da reunião das IGR’s em Carolina, “É de extrema importância o processo de formalização das instâncias para o Desenvolvimento do Polo Chapada das mesas para que a gente possa caminhar com as próprias pernas e para que o turismo da Chapada das mesas tenha um desenvolvimento cada vez maior. E é maravilhosa essa troca de ideias, diálogo, de experiências essa aprendizagem entre a gente e o governo do estado para que possamos fazer a formalização da forma correta”, afirma Joilene Assunção.

Além das ações desenvolvidas pela Caravana Mais Turismo no Polo Chapada das Mesas, os municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz, também contaram com ações da Caravana do Turismo. As próximas cidades a receber a Caravana serão, Grajaú e Barra do Corda, do Polo Serras, Guajajaras, Timbiras e Kanela.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário