sexta-feira, 6 de março de 2020
Atrações culturais, ações de saúde, educativas e serviços de beleza foram pensados especialmente para elas; programa da gestão do prefeito Edivaldo ocorre aos domingos na Praça Benedito Leite


 Programa exitoso da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, a Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura e executada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), celebra nesse domingo (8), o Dia Internacional da Mulher em grande estilo, com atrações culturais, ações educativas, e serviços na área de saúde e de beleza pensados especialmente para elas. A Feirinha São Luís ocorre aos domingos, a partir das 8h, na Praça Benedito Leite, Centro Histórico, e agrega serviços como venda de artesanato, gastronomia, produtos agroecológicos e atividades culturais é é ponto de encontro de famílias e amigos. 

Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, celebrar o Dia Internacional da Mulher tem uma grande importância social e corrobora a política de valorização implementada na gestão do prefeito Edivaldo. "Por tudo o que elas representam socialmente, fibra, garra, lutas e vitórias, as mulheres merecem serem valorizadas sempre. Na Feirinha São Luís temos diversos exemplos de mulheres que são verdadeiras guerreiras, que usam criatividade para driblar as adversidades da vida, empreendedoras, chefes de família. Essa edição é uma homenagem especial para todas elas", destacou o secretário.

Durante todos os domingos de março, a Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde, promoverá na Feirinha São Luís ações alusivas à campanha  Março Lilás, de combate ao câncer do colo do útero.  Neste domingo (8) serão ofertadas ainda informações e orientações sobre o combate à violência contra a mulher, aferição de pressão arterial e teste de glicemia; orientações e informações sobre saúde bucal e distribuição de preservativos.

Isabel Borges é confeiteira e sente-se honrada como mulher em fazer parte da Feirinha. “Pra mim como mulher trabalhar na Feirinha São Luís é a materialização da valorização da profissional que eu sou e de tantas mulheres que lá estão. É um local onde podemos mostrar que temos nosso espaço no mercado, oportunizando crescimento através da convivência com admiração mútua pelo trabalho umas das outras. Um local florido de dons e força, onde artistas, confeiteiras, cozinheiras, artesãs se reúnem. É uma honra e felicidade fazer parte desse projeto em que me sinto valorizada como mulher”.


EMBELEZAMENTO

Em parceria com o Sesc serão ofertados ainda serviços de bem-estar e beleza como massagem, maquiagem, design de sobrancelhas, saúde bucal, e a campanha Sesc alerta. O projeto Feirinha São Luís é ponto de encontro, compras, lazer e diversão de famílias, amigos e turistas que visitam a capital maranhense. Motivos para visitar o espaço é que não faltam: abastecer a geladeira de produtos agroecológicos cultivados na região metropolitana, encontrar artigos decorativos artesanais, boas leituras com obras de autores locais, ou tomar café da manhã e almoçar. Tudo isso com diversas atrações artísticas.

CULTURA


Para esta edição, a Prefeitura montou uma programação especial.  Bem cedinho, às 8h, a Banda da Feirinha dá as boas-vindas ao público e em seguida se apresentam, às 9h, em Ato Show da Marcha Internacional das Mulheres, as cantoras Lena Machado, Núbia Rodrigues, Dicy Rocha, Luciana Pinheiro, Emanuelle Paz, Priscila Carvalho, Cammila Reis, Stephany Ruiz, Fran De Jesus, Gisele Padilha, e Célia Sampaio. Na capoeira elas também jogam com o grupo Angoleiras de Upaon-Açu e Academia São Jorge - Desperta Mulher. Às 11h tem apresentação de Rose Maranhão e Viviane Brasil no palco da Feirinha.

REVITALIZAÇÃO


O programa Feirinha São Luís foi idealizado como mais uma ação da Prefeitura no sentido de revitalizar o Centro Histórico, tendo sido iniciada em junho de 2017 e conquistando o público ao longo das edições.

Segundo dados da Polícia Militar, e através do levantamento da coordenação do evento, em mais de 130 edições da Feirinha São Luís, passaram pela Praça Benedito Leite aos domingos um público de 1.300 mil pessoas, que geraram uma média de R$ 65 milhões em capital circulante, estimulando a economia local e a criação de empregos. Ao todo, 240 pessoas têm permissão para comercializar produtos na Feirinha São Luís, nos setores agroecológico, artesanato, alimentação, food trucks, além dos pregoeiros.

Anne Rabelo vende doces na Feirinha São Luís e acredita que o espaço também é uma vitrine para expor e divulgar novos produtos e empreendimentos na cidade. “As pessoas estão sempre em busca de novidade, seja para empreender ou para consumir, e a Prefeitura de São Luís por meio da Semapa, proporciona essas características em um ambiente tão agradável, que torna possível o fomento ao empreendedorismo. No meu caso, são doces confeitados com uma decoração diferenciada e comestível, alguns são receita de família e têm um atrativo visual além do sabor, tornando uma experiência gastronômica única".


A cada edição, a Feirinha São Luís se consolida como espaço de convergência de públicos variados, sobressaindo os turistas, que têm oportunidade de conhecer legítimas expressões culturais maranhenses que integram a programação de shows. Além das atrações da cultura popular e artísticas, a feira oferece ao público produtos da agricultura familiar, artesanato e cardápio da gastronomia maranhense e regional.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário