quarta-feira, 4 de março de 2020
Nova secretária especial da Cultura promete valorização do setor e acesso a todos os brasileiros


A atriz Regina Duarte tomou posse nesta quarta-feira (04.03) como secretária especial da Cultura. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Em seu discurso, Regina Duarte ressaltou a cultura brasileira e a necessidade de democratização do acesso da população à arte.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou a importância da escolha de Regina Duarte para cuidar da Cultura em seu governo. “Tenho certeza que achamos a pessoa certa, que pode valorizar, por exemplo, a Lei Rouanet”, citou. Bolsonaro também destacou a influência da Cultura como catalisador da economia. “Com a chegada dessa grande mulher, Regina Duarte, estamos colocando na mão de quem realmente entende esse desafio”, comentou. “Com sua maneira de ser, sua alegria, você vai conquistar mais ainda todos nós. Para o bem do nosso querido Brasil”, acrescentou.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, deu as boas-vindas para a secretária especial da Cultura e relembrou quando, pela primeira vez, pôde conversar com Regina Duarte sobre o Brasil. “Quando tive a oportunidade de conhecê-la, conversamos sobre o atual momento que o Brasil vive. Falamos que, talvez, isso possa passar desapercebido, mas daqui a 20, 30 ou 40 anos, as pessoas vão ter a noção real da transformação pela qual o Brasil está passando sob o comando e a liderança do presidente Jair Bolsonaro”, disse.

Álvaro Antônio citou que Regina Duarte chega para somar nesse contexto histórico para o país, com a implantação de uma economia verdadeiramente liberal. “Isso traz um momento novo e a Cultura e o Turismo são importantes vetores da nossa economia. Seja muito bem-vinda, Regina. Vamos fazer com que a Cultura seja verdadeiramente de toda a população brasileira. Tenho certeza que nessa sinergia entre Cultura e Turismo vamos fazer história no Brasil”, afirmou.

BIOGRAFIA - Regina Duarte é atriz com 54 anos de profissão, tendo atuado em teatro, cinema e televisão. Filha de pai militar do Exército e mãe professora de piano, Regina Duarte nasceu em Franca (SP), em 1947. Apaixonados por cultura e pelas artes, os pais incentivaram a criatividade e o amor pelo campo artístico nos cinco filhos. Em 1960, iniciou sua carreira artística no Teatro do Estudante de Campinas. Em 1965, começou profissionalmente em Teatro e TV. Por mais de meio século fez apresentações de teatro e interpretou papeis na televisão e no cinema.

Convidada pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial da Cultura, sentiu-se honrada e motivada a construir pontes e trabalhar na área que sempre atuou e que acredita ser ao lado da educação a base da construção de saberes em um país.

Em seu discurso de posse, Regina Duarte salientou o poder da Cultura. “A Cultura é um dos principais pilares do desenvolvimento social do país. Dar acesso à cultura é um dever do estado e é isso que queremos”, argumentou. Regina elogiou a importância das várias formas de manifestações culturais e sua relevância para o país. “Falo da Cultura como libertação. Temos uma cultura de ponta no Brasil e a cultura de um país é sua alma. Acredito que se possa fazer muita coisa com o recurso que temos”, comentou.

Regina ainda registrou sua felicidade pelo fato de fazer parte da equipe do presidente Jair Bolsonaro e poder contribuir para que a Cultura tenha a valorização que merece. “Ministros, estar com vocês é uma honra. Estamos juntos com milhões de brasileiros que merecem que a cultura seja passaporte para uma vida plena, de emoções e momentos felizes”.

0 comentários:

Postar um comentário