quarta-feira, 4 de março de 2020
Um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado na noite desta terça-feira para ofertar aos empreendedores do estado oportunidades de capacitação e acesso ao crédito por meio das duas instituições.


São Luís - Cerca de 300 empreendedores de São Luís participaram da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Sebrae e o Banco do Nordeste (BNB), na noite desta terça-feira, 3, em evento realizado no Auditório do Sebrae Jaracaty, na capital maranhense. A parceria, que estreita ainda mais o relacionamento entre as duas instituições, vai ofertar aos empresários de pequenos negócios no estado oportunidades de capacitações e acesso a linhas de crédito, em uma proposta que visa o fortalecimento dos empreendimentos por meio da melhoria da gestão, inserção de inovação e tecnologias, conhecimento de mercado e acesso ao crédito.

Alessandra Pajama foi uma das participantes do evento. Proprietária da Pajama Produções, especialista em acessibilidade cultural, ela destacou a importância de uma parceria que forneça aos empreendedores maior conhecimento em gestão dos negócios e acesso a linhas de financiamento de maneira mais facilitada.

“Agregar capacitação e troca de experiências com a oportunidade de termos acesso a crédito para melhorar nosso negócio, inovar e estar mais competitivo no mercado é um apoio significativo para quem é pequeno. Essa parceria vem ao encontro de uma necessidade sempre presente entre os empreendedores de pequeno porte como eu, que sempre levantei a bandeira da capacitação desde o início, da desde a formação do embrião do projeto, para seguir inovando e permanecer no mercado”, expôs a empresária.


Na assinatura do documento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, ressaltou o quanto “a parceria vai favorecer a produtividade e o crescimento dos pequenos negócios no Maranhão”. Já o diretor superintendente da instituição, Albertino Leal, completou ressaltando que o acesso ao crédito continua sendo um dos fatores de manutenção de um empreendimento no mercado.  

“Um dos grandes fatores que fazem com que as empresas fechem suas portas é a falta de planejamento, do acesso ao crédito e o despreparo dos empreendedores diante do mercado.  Nesta parceria, temos de um lado o BNB, que fomenta o desenvolvimento empresarial por meio do crédito, e do outro o Sebrae, que trabalha para o fortalecimento e a qualificação dos pequenos negócios. Por meio do intercâmbio de informações qualificadas, as instituições vão identificar quem precisa de crédito e/ou qualificação, mantendo uma conexão salutar para o desenvolvimento dos pequenos negócios maranhenses”, sinalizou o executivo.


O superintendente estadual do BNB, Hailton Fortes, colocou a iniciativa como de grande relevância para o apoio das micro e pequenas empresas maranhenses, que tanto contribuem para a economia do estado ao ofertar emprego e renda.  “O BNB tem linhas de crédito especiais diferenciadas para quem é empreendedor de pequeno porte, com as menores taxas do Brasil, melhores prazos e condições, além da simplificação de processos e atendimento próximo aos seus clientes. Por meio do FNE, somente em 2019, o Banco realizou mais de 2700 operações, financiando mais de R$ 327 milhões para as micro e pequenas empresas maranhenses, estimulando a geração de empregos e o crescimento desses empreendimentos”, afirmou.

Podem ter acesso aos benefícios da parceria Sebrae e BNB, microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, além de produtores rurais e empreendedores que ainda estão na informalidade. Para mais informações, os interessados podem procurar quaisquer unidades do Sebrae e as agências do BNB no em todo o estado.

Seminário


Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, as instituições realizaram em conjunto o seminário “Os 4 passos para sua empresa crescer”, levando informações e dicas importantes para os empreendedores presentes. Na capacitação, a gerente de Soluções Empresarias do Sebrae, Keila Pontes e o gerente da agência do Banco do Nordeste, Marcelo Monteiro, falaram sobre planejamento, gestão do negócio, mercado, inovação, planejamento financeiro e oportunidades de crédito. (Sugestão: citar apenas os 4 passos propostos nas palestras: planejamento, mercado, inovação e crédito)

“Já começamos com o pé direito este Acordo de Cooperação Técnica com o BNB e realizaremos outras ações como esta para levar mais conhecimento aos pequenos negócios maranhenses, assim como oportunidades de acesso ao crédito, nessa parceria que é fruto de um acordo nacional entre as duas instituições, na qual quem mais ganha é o empreendedor”, finalizou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário