quarta-feira, 11 de março de 2020
“Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!” é o tema deste ano

Na próxima quinta-feira, 12, será comemorado o Dia Mundial do Rim, data que tem o objetivo de alertar a população mundial sobre os cuidados que devemos ter com os rins. O dia é comemorado sempre na segunda quinta-feira de março com ações de prevenção em todo o mundo. No Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) por meio da Unidade do Rim e do Centro de Prevenção de Doenças Renais (CPDR), unem forças para falar sobre a importância da saúde renal e conscientizar sobre a prevenção da doença renal crônica. 

Profissionais e residentes do HU-UFMA juntamente com os acadêmicos das Ligas de Hipertensão Arterial (LHA) e de Afecções Renais (LARe) da UFMA realizarão atendimentos de triagem de doença renal, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica e atividades educativas. Serão entregues 200 senhas para os atendimentos, que acontecerão das 8h às 16h no Centro de Prevenção de Doenças Renais, localizado ao lado da Unidade Presidente Dutra, na rua Silva Jardim, 215. Para a retirada das senhas os pacientes deverão seguir o fluxo de atendimento informado abaixo:


Segundo dados da International Society of Nephrology (ISN), a Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema mundial de saúde pública com desfechos adversos de insuficiência renal e morte prematura. Estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo têm doença renal. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. É silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida. A melhor maneira de combater esse mal é a prevenção, fator que torna a conscientização e o esclarecimento a maior arma de enfrentamento ao problema. A boa notícia é a DRC pode ser prevenida, sendo importante conhecer os fatores de risco e manter hábitos saudáveis, inclusive nutricionais e praticar exercícios.

Dicas de ouro

Um bom início para a prevenção da Doença Renal Crônica:

1.    Mantenha-se em forma.

2.    Pratique atividade física regularmente.

3.    Mantenha sua alimentação saudável.

4.    Evite o sobrepeso.

5.    Mantenha-se hidratado, tomando líquidos.

6.    Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.

7.    Monitore sua pressão arterial.

8.    Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins.

9.     Não fume.

10.  Evite bebidas alcoólicas.

11.  Não tome remédios sem orientação médica

Informação: HU-UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário