domingo, 8 de março de 2020

A Biblioteca Pública Benedito Leite prepara comemoração especial para este mês de março, dedicada ao do Dia Internacional da Mulher. Está revisto exposição, recital de poesia, roda de conversa, distribuição de brinde, palestra e apresentação da Escola Turma da Mangueira. A programação acontece nos dias 10, 11, 20 e 26 de março, em diversos espaços da Biblioteca, Praça Deodoro, centro de São Luís.

No dia 10, em parceria com a BPBL, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular apresentará a palestra ‘Mulher com deficiência e o direito de SER Mulher’. O encontro faz parte do Projeto Atitudes Acessíveis, que busca sensibilizar as pessoas a terem práticas acessíveis nos espaços públicos, privados e nas relações interpessoais. A apresentação será na arena do espaço infantil da Biblioteca, às 17h.

Outra atração para celebrar o Dia da Mulher na BPBL será a Escola Turma da Mangueira que se apresenta na quarta-feira, 11, às 9h. Com mais de 90 anos de história, a escola este ano homenageou na passarela do Samba a primeira romancista do Brasil, a maranhense Maria Firmina. A atividade é promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão em parceria com a Biblioteca Benedito Leite. Durante a programação haverá visitação guiada para crianças da comunidade do entorno do João Paulo, bairro onde fica localizada a Escola de Samba.

Ainda no dia 11 a BPBL abre a exposição ‘Mulheres no Poder’. A mostra reúne trabalhos, artigos, livros e fotografias de mulheres maranhenses que se destacaram ao longo do tempo. A exposição ficará aberta até o dia 31 em diversos setores da Biblioteca, de segunda a sexta feira, das 8h30 às 19h, com entrada gratuita. Nesse dia serão distribuídos marcadores de livros com frases motivacionais sobre a importância do Dia Internacional da Mulher.

A data comemorativa contará também com lançamento do projeto ‘Poesias de Ontem e Hoje’ que nessa primeira edição fará homenagem à Mulher. O projeto acontecerá trimestralmente com recitais de poesias de poetas antigos, modernos e contemporâneos. A programação terá sempre como convidada uma escola da rede pública ou privada (ensino médio) e a comunidade. A atividade acontecerá no Salão de Materiais Especiais da BPBL, às 15h.

O projeto ‘Na Roda com….” realizado desde o ano passado na Biblioteca também abordará tema relacionado ao Dia da Mulher. A roda de conversa terá como tema a violência contra a mulher, com debatedores que fazem parte dos movimentos em defesa da mulher. Será realizado no dia 26 de março, na arena do Espaço Infantil, às 15h.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário