domingo, 8 de março de 2020
Evento ressaltou a importância do combate à violência contra a mulher e também destacou ações de saúde e prevenção do câncer de colo de útero; Feirinha é uma inciativa da gestão do prefeito Edivaldo que vem revitalizando o Centro Histórico da capital


Uma programação especial marcou as celebrações do Dia Internacional da Mulher, neste domingo, dia 8, na Feirinha São Luís. Uma inciativa da gestão Edivaldo Holanda Junior, a Feirinha é realizada todos os domingos, na Praça Benedito Leite, Centro, e já integra o calendário cultural e turístico da cidade. O tema em destaque deste domingo foi o combate à violência contra mulher.

Além das ações de conscientização à violência contra a mulher, houve serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e de orientação sobre saúde bucal, ações da Superintendência de Educação e Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “As equipes da Prefeitura de São Luís estão levando conscientização e oferecendo serviços de saúde para as mulheres. Sabemos o quanto é necessário investir nos cuidados e na prevenção à saúde e, por isso, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, estamos aqui  com essa ação”, disse o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho.

 A programação teve ainda como parceiros a Secretaria Estadual da Mulher, Marcha Mundial das Mulheres, Conselho da Condição Feminina e Patrulha Maria da Penha, entre outros, que deram orientações sobre a violência física e psicológica provocada contra as mulheres e também sobre o feminicídio. 


“Essa data representa a luta por efetivação dos direitos conquistados pelas mulheres. É uma oportunidade de reunir parceiros como a Prefeitura de São Luís nessa luta, convidando ainda para a caminhada da Marcha Mundial das Mulheres que acontece amanhã (segunda-feira, dia 9 à tarde) no Complexo Deodoro”, disse a integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Dainá Roberta.


A equipe de Saúde Bucal da Semus deu apoio a programação na Feirinha São Luís. A coordenadora Jakeline Dias Chaves disse que essa é uma oportunidade de unificar os trabalhos em melhoria à saúde da população feminina. “Estamos nesta programação porque sabemos da importância da conscientização sobre os cuidados com a higiene bucal. A atividade é voltada a todos os públicos, pois buscamos gerar nas pessoas o hábito pela prevenção”, ressaltou a coordenadora.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A data 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, representa as lutas de movimentos femininos de vários países, que reivindicaram direitos básicos como o voto, lutaram para que pudesses ocupar espaços de trabalhos e terem direitos equivalentes aos dos homens.

A data remete ainda ao combate ao câncer de colo de útero, simbolizado por laços na cor lilás. A doença que também pode ser chamada de câncer cervical, é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), de fevereiro deste ano, há uma estimativa de cerca de 16.590 casos de câncer de colo de útero, sendo que boa parte desta incidência se deve o início precoce da atividade sexual e a ocorrência múltiplos parceiros sexuais, além de hábitos não saudáveis como o tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados), bem como o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

A vacinação contra o HPV é uma forma de evitar o contágio e, desde 2014, a vacina tetravalente é oferecida para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, o Ministério da Saúde estendeu a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A prevenção da doença também passa pelo o uso de preservativos, uma vez que a principal forma de contágio está na infecção do Papilomavírus Humano (HPV), advindo das relações sexuais.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário