sexta-feira, 13 de março de 2020

Incentivar a prática da leitura e apresentar alguns dos autores maranhenses. Esses são alguns dos objetivos do projeto Contando e recontando: um passeio pela magia da leitura, lançado na manhã dessa sexta-feira (13), na Unidade Integrada Jackson Lago, escola da rede pública estadual, localizada no bairro João Paulo, em São Luís.  

“O objetivo desse projeto é fazer com que os alunos se vejam mais dentro do mundo da leitura e percebam que ela é essencial para o crescimento deles, tanto profissional quanto pessoal, para que eles possam cada vez mais ver que a mesma abre possibilidades, mundos, desejos e fantasias. No mundo em que muito se fala e faz de virtual, para que a gente possa continuar dando valor à questão do livro, propriamente dito, da leitura, da biblioteca, e fazer com que isso seja algo cada vez mais presente dentro da escola”, explicou a gestora geral da escola, Soraya Rocha.

A Unidade Integrada Jackson Lago foi totalmente reformada e entregue pelo Governo do Maranhão em agosto do ano passado e, entre um dos novos espaços, foi entregue à comunidade escolar uma nova biblioteca com vasto acervo de títulos.

A gestora explica, ainda, que o projeto está sendo desenvolvido como atividade principal do 1º bimestre escolar, envolvendo todos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, do turno matutino, da Unidade Integrada e busca – além de despertar nos jovens o gosto pela leitura, apresentar e valorizar obras literárias de escritores maranhenses.  

“Os livros que serão estudados pelos alunos foram doados pelos autores e conseguidos em sebos e de outros professores que tinham e disponibilizaram para a biblioteca da escola”, complementou Soraya Rocha.

Coordenado pelos professores da área de Linguagens da UI Jackson Lago, o projeto será desenvolvido nos meses de março e abril e terá como culminância a apresentação de releituras produzidas pelos estudantes, a partir das obras literárias que foram vistas ao longo desse período.

O lançamento do projeto para a comunidade escolar aconteceu por meio de um Café Literário que contou com a presença dos autores maranhenses: Cléo Rolim, Joaquim de Oliveira Gomes, José Ewerton Neto, Laura Barros Neres, Natinho Costa Felix, Sharlene Serra, José Neres, cujas obras serão lidas pelos estudantes. 

A professora de Espanhol do ‘Jackson Lago’ e uma das coordenadoras do projeto, Linda Barros, conta que a realização de projetos interdisciplinares já é uma prática desenvolvida constantemente e faz parte do Projeto Pedagógico da escola. A ideia de levar os autores maranhenses para esse momento de diálogo com os estudantes é também uma forma de aproximá-los ainda mais das produções e facilitar as releituras que serão apresentadas pelos jovens.   

“Somos nove professores envolvidos nessa atividade. Esse é o primeiro momento de desenvolvimento do projeto. Trouxemos os autores, que eles vão ler as obras, e no final de abril, que é a culminância do projeto, os alunos vão representar esses livros de várias formas, seja de poesia, dramatização e nós vamos estar auxiliando. Essa é a ideia principal”, disse Linda Barros.

“Esse projeto é maravilhoso, onde os estudantes vão conhecer as obras maranhenses, porque, geralmente, conhecem mais até as estrangeiras do que as brasileiras. Assim podem conhecer os nossos autores locais”, afirmou a gestora adjunta da Unidade Integrada, Telma Soares.

Um dos autores que será trabalhado pelos estudantes é: José Neres, professor de Língua Portuguesa do ‘Jackson Lago, ele tem várias obras escritas e faz parte da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira 36, deixada por Ubiratan Teixeira.

José Neres afirma que todo projeto de leitura é válido e a escola está fazendo um trabalho muito bonito em trazer autores maranhenses e seus livros para que os alunos possam ler.

“Educação não é só a de sala de aula, educação pode acontecer em qualquer lugar. O contato que esses garotos e garotas terão com os autores será o que vai modificar sua vida e talvez possa servir de inspiração para alguém começar a escrever e produzir sua própria obra, que é o que nós queremos: que cada um cresça dentro das suas possibilidades. Nossa expectativa para as produções é a melhor possível”, disse ele.   

“Para os alunos que não tem aquele hábito de ler no dia a dia esse projeto vai ser um estímulo, até porque são escritores maranhenses que muitos de nós não conhecemos muito. E é muito importante, porque vai nos ajudar nos conteúdos que estaremos vendo em sala de aula também. Então, é muito boa essa iniciativa da escola”, destacou Larissa Lima, estudante da 1ª série do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil da UI.

Celson Alves é estudante da Educação para Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno, e fez questão de participar do lançamento do P~projeto, já que também tem o hábito da escrita e sonha em um dia lançar uma obra de poesias.

“Meus autores preferidos são Machado de Assis e Gonçalves Dias. É neles que me inspiro. Para mim, esse projeto é importante, pois a literatura é um grande instrumento de transformação social e através da literatura podemos mudar vários contextos, não só da educação quanto também social. Espero um dia lançar minha própria obra e esse tipo de projeto me inspira”, concluiu o estudante.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário