quinta-feira, 23 de abril de 2020

O incentivo à leitura ganhou impulso nas redes sociais nos últimos meses com as campanhas da Biblioteca Pública Benedito Leite durante o período de isolamento social. O desafio ‘Qual livro você está lendo?’, lançado desde 9 de abril, tem reunido artistas, jornalistas, professores e diversos leitores. O conteúdo é disponibilizado pelo Instagram da Biblioteca @bpbloficial e da Secma @cultura.maranhao

Outras campanhas virtuais destacam a produção literária do estado com a divulgação de autores maranhenses contemporâneos, fazem sugestão de livros para jovens e crianças, e chamam a atenção para o acervo digital da Biblioteca, um dos mais procurados por pesquisadores, com mais de três mil documentos, entre manuscritos, obras raras e jornais. O acervo é disponibilizado pelo site da BPBL http://casas.cultura.ma.gov.br/bpbl/

A Biblioteca teve seu atendimento ao público suspenso no dia 17 de março com base nas medidas de prevenção ao Coronavírus, disciplinadas pelo Governo do Maranhão.

“Pensamos em diversas ações remotas e produtos virtuais, usando as redes sociais da instituição como veículo maior de difusão e estímulo à leitura e pesquisa”, informou a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento.

Durante o confinamento, a Biblioteca também elaborou protocolo de atendimento ao público, cuidados com acervos e circulação de livros voltado para todas as bibliotecas e Faróis do Saber que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. O protocolo foi construído com base nas regras da OMS e estudos e pesquisas sobre bibliotecas em tempos de pandemia.

A Biblioteca Pública Benedito Leite é instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e tem em seu calendário anual diversas ações de incentivo à leitura, à literatura e ao livro. São programas bem conhecidas do público, como o ‘Lendo as férias na Biblioteca’, ‘Quinta do Brincar’, ‘Cinema na Biblioteca’, ‘Campanha Estadual de Incentivo à Leitura’, entre outras. Nos últimos anos, cresceu o número de novos leitores mesmo em tempos de internet. A Benedito Leite está entre as casas de cultura mais frequentadas, com média mensal de 10 mil usuários.

Responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a BPBL orienta e presta consultoria às bibliotecas espalhadas por todo o estado com serviços diversos como orientações para editais, atividades culturais e educativas, e doação de acervos. Fazem parte do sistema 169 bibliotecas públicas municipais, 118 bibliotecas da rede Farol do Saber e mais 20 bibliotecas comunitárias cadastradas.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário