quarta-feira, 22 de abril de 2020

Nesse período de pandemia e quarentena, diversas pessoas aproveitaram para dar uma geral em seus imóveis. Fazer aquela faxina, organizar objetos, entre outros. Que tal revisar as instalações internas de casa e procurar por vazamentos?

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, preparou algumas dicas que devem ser observadas.

Os vazamentos de água, sejam eles domésticos ou públicos, podem provocar grandes transtornos. Identificar esses problemas é uma das formas mais eficientes de evitar o desperdício de água, conforme explica Lineu Machado, gerente de operação da unidade BRK Ambiental Maranhão.

"Litros e mais litros que poderiam ser destinados ao uso das famílias são perdidos em meio a descargas desreguladas e canos danificados. Esse desperdício gera um problema para toda sociedade, e se identificados podem gerar até economia na conta de água", reforça Lineu. 

Confira dicas para identificar esses vazamentos: Verifique a válvula de descarga e as demais instalações hidráulicas. Uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada. Um cano com vazamento de 2 mm escorre 96 mil litros de água em um mês e uma torneira gotejando perde 40 litros de água por dia.

E mais, verifique seu hidrômetro. Feche bem torneiras, chuveiros e não utilize vasos sanitários ou máquina de lavar roupas. Na sequência, confira a medição de seu hidrômetro. Se ele estiver girando mesmo sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento em algum lugar. Importante ainda observar a caixa d’água. Faça o teste e contate um técnico para reparos caso confirme algum vazamento. Feche o registro de saída do reservatório e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível de água. Aguarde uma hora e verifique o nível da água. Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.

Infiltração e umidade também merecem atenção. A infiltrações nas paredes e pisos ajudam a denunciar vazamentos nos canos que distribuem água na sua residência. Busque por sinais de tinta descascando ou pisos molhados. Verifique por sinais de umidade e, caso constate, busque ajuda de um encanador. Esses vazamentos são os mais difíceis de serem encontrados, pois estão ocultos, dentro das paredes. Por isso, em caso de suspeita, como um aumento súbito na quantidade de água consumida, contate um técnico para identificar a origem e realizar os reparos.

Cuidar para evitar vazamentos é uma alternativa importante para economizar água e contribuir com o meio ambiente. Realize as vistorias e testes e, caso suspeite de algum vazamento e precise de orientações, informe também a BRK Ambiental. O atendimento da concessionária é realizado através do telefone 0800 771 0001. Visite também o site www.brkambiental.com.br/maranhao  para mais dicas.

Informação: Intermídia Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário