quarta-feira, 22 de abril de 2020

SÃO LUÍS – Em tempos de pandemia mundial e necessidade de manter o distanciamento social para evitar o rápido contágio do Covid-19 (novo coronavírus), muitas empresas se depararam com uma metodologia nova de trabalho: o home office. Para tornar o teletrabalho mais produtivo e funcional, o psicólogo e coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas do Senac no Maranhão, Daniel Pinheiro, dá algumas dicas sobre este tipo de atividade.

“É importante primeiro estabelecer horários específicos, até porque a rotina de casa acaba tirando o foco do trabalho, então a recomendação é estabelecer um horário de trabalho dentro da nossa casa, em um ambiente organizado e propício para realizar nossas atividades com um computador e todos os equipamentos necessários para as demandas de trabalho”, destacou Daniel Pinheiro.



Atenção redobrada: Fazer home office requer cuidado extra com posicionamento do corpo, mobiliário e iluminação

Segundo o psicólogo, é preciso atenção também na vestimenta utilizada nos momentos de trabalho em casa. “Precisamos estar bem trajados, como se estivesse indo para o trabalho de forma presencial, porque também é importante passar essa imagem aos colegas de trabalho, e a todos aqueles que a gente se relaciona, sejam clientes ou fornecedores”, recomendou. “Outra questão importante é ter todas as ferramentas disponíveis, como aplicativos, que o próprio celular pode possuir, que vão facilitar nosso trabalho, desde uma videoconferência, uma web-conferência, por exemplo”, completou.


Além dessas dicas, Daniel Pinheiro destacou pontos importantes como evitar distrações; não misturar tarefas profissionais com tarefas domésticas; manter a ergonomia; fazer pausas estratégicas para relaxar; seguir o cronograma; finalizar o expediente, etc.

Trabalhar em casa pode parecer estranho no início, mas há vantagens. Você poupa o tempo do trânsito, não tem que se arrumar tanto e, principalmente, garante o isolamento social, importantíssimo para conter a pandemia.

Informação: Senac 

0 comentários:

Postar um comentário