quinta-feira, 16 de abril de 2020


IMPERATRIZ - O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, pela segunda vez realiza uma cerimônia de outorga de grau via internet. A solenidade virtual reuniu 135 formandos do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia, dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Humanas, Sociologia, Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Pedagogia – Licenciatura, e Pedagogia - 1ª Licenciatura do Parfor - Profebpar.

“Somos os mesmos aqui, com nossos sonhos e projetos, mas o cenário agora é outro. Vivemos numa espécie de outra dimensão, da qual sairemos transformados. Eu torço para que saiamos engradecidos, fortalecidos, prontos para encarar os desafios que este mundo pós-pandemia nos reservará”, desejou o reitor Natalino durante seu discurso.

Ele finalizou levando palavras de entusiasmo e alegria aos formandos, ressaltando que façam valer a pena o futuro que os aguarda. “No mundo de incertezas com a pandemia mundial que estamos vivenciando, tenham a convicção de que o nosso futuro está alicerçado no conhecimento e na ciência. Sejam felizes! Que Deus nos proteja!”, concluiu.

Nairo Brito da Costa, formando do curso de Ciências Contábeis, acredita que a solenidade virtual foi a melhor alternativa, tendo em vista o momento atual. “Não foi da forma como todos sonhamos, mas foi muito gratificante concluir mais essa etapa. Moro sozinho em Imperatriz, meus pais moram em Buritirana – MA, localizado a 70 km de Imperatriz, então não pude comemorar com eles essa alegria presencialmente. Assim que for ao encontro deles, compartilharemos essa alegria juntos. Mesmo que virtualmente, participar da solenidade de outorga de grau representa um sonho não só para mim, mas também para os meus pais e irmãos, principalmente para os meus pais, que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental. Então, para eles, é uma alegria e um orgulho muito grande”, disse.

A paraninfa oficial, Ismália Cassandra Costa Maia, do curso de Ciências Biológicas, disse estar muito feliz por compartilhar, mesmo que virtualmente, deste momento de grande alegria com todos. “Sinto-me feliz e honrada por dois motivos: primeiro, porque considero que essa escolha, eleger-me paraninfa, é uma forma positiva de avaliação do meu trabalho, como docente, e que, de alguma forma, marquei a jornada de vocês na Universidade; segundo e mais importante, é que essa turma de formandos é muito boa, coloco em todos muita fé e esperança, não só pelos conteúdos curriculares que foram repassados nesses anos, mas, principalmente, porque vejo o compromisso de eles serem simplesmente humanos”, afirmou a docente.

Segundo ela, essa formação dependeu de esforço, vontade abnegação e força. “Vocês concluíram uma etapa importante e estão apenas começando a se preparar para as próximas. Quanto esforço isso custou! Horas de estudo, revisão de prática, provas, seminários, relatos de experiência, produção do TCC. Portanto sejam autênticos, verdadeiros e colaborativos, não tenham medo de reconhecer as suas falhas, e o melhor virá. Você não precisa ser o melhor para a sua equipe, você precisa atender, receber, escutar, educar alguém como gostariam que tivesse sido com você. Valorize a vida em todas as formas”, enfatizou Maia.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário