domingo, 12 de abril de 2020
Neste novo cronograma de vacinação também serão vacinados funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas e a continuidade, nesta segunda, da vacinação de caminhoneiros


A Prefeitura de São Luís inicia, nesta segunda-feira (13), mais um cronograma de vacinação contra a Influenza/H1N1. Nesta semana, de segunda-feira (13) até a sexta-feira (17), seguem sendo vacinados  idosos, crianças (de 6 meses a menores de 6 anos) e profissionais de saúde. Idosos e crianças seguem o cronograma de vacinação por letra. Nesta etapa vacinam os com iniciais de K a Z.  Também passam a integrar o público-alvo desta etapa pessoas com doenças crônicas, profissionais do sistema carcerário e população privada de liberdade. Haverá ainda vacinação para caminhoneiros na segunda-feira, 13. Para evitar a aglomeração de pessoas e o cumprimento da meta de imunização, além dos postos de vacinação em escolas, a Prefeitura de São Luís segue as estratégias de vacinação por ordem alfabética de idosos e crianças em escolas e no drive thru, exclusivamente para o atendimento de idosos.

O público-alvo tem à sua disposição 12 postos de saúde montados em escolas e posto de drive thru. Caminhoneiros têm um posto exclusivo; já o público do sistema carcerário (profissionais e detentos) serão imunizados na própria unidade.

A vacinação obedece à estratégia planejada pela Prefeitura de São Luís e parceria com o Governo do Estado,  com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas e o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). A imunização contra H1N1 contribui ainda para diminuir o surgimento de novos casos de síndromes respiratórias que necessitem de assistência médica e hospitalar, evitando a superlotação das unidades de saúde neste momento de pandemia.

O secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, cita a importância da extensão da campanha ao público prisional (funcionários e presos). “É importante cobrir toda e qualquer população, sem restrição. No caso dos presos, em parceria com o Governo do Estado, faremos toda a cobertura nos mesmos moldes da vacinação fora das fronteiras prisionais, priorizando público-alvo para cobrir a todos”, disse o secretário destacando que o trabalho segue orientação do prefeito Edivaldo.

IDOSOS


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza A/H1N1) que tem como um dos grupos de risco idosos a partir dos 60 anos imunizou, em menos de duas semanas,  94,93% deste público-alvo em São Luís. No entanto, os idosos que ainda não se vacinaram devem se imunizar até o dia 17, quando as estratégias a serem adotadas serão com foco em outros públicos.

O cronograma de vacinação para idosos está organizado da seguinte forma nos postos de imunização montados em escolas: idosos cujos nomes iniciam com as letras K, L e M vacinam no dia 13; aqueles cujos nomes começam com M e N vacinam dia 14; quem tem o nome começado com O, P e Q vacinam dia 15; R, S e T vacinam dia 16; já os idosos com os nomes iniciados com as letras U, V, W, X, Y e Z vacinam dia 17.

Além dos pontos de vacinação nas escolas, das 8h às 12h, a população idosa pode também se vacinar no drive thru montado na Avenida do Contorno, no Complexo do Castelinho (área de prova do DETRAN/MA), das 8h às 16h, ao longo de toda a semana. Para vacinar basta apresentar um documento oficial com foto como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho entre outros. As unidades de saúde vacinarão idosos da sua área de influência em domicílio conforme cronograma do carro. 

Também avança o cronograma de vacinação em condomínios já cadastrados, com foco em crianças no público-alvo e idosos acima de 60 anos. 

Os responsáveis por estes espaços de moradia também poderão ligar para um dos seguintes números: (98) 984243338, (98) 985175284, (98) 988873666, (98) 988167776 e (98) 983526576. Os números também valem para para agendamento de vacinação para pessoas do público-alvo que estejam acamadas.

CRIANÇAS

A vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos também segue o ordenamento alfabético. Para este público a vacinação ocorre das 13h às 17h nos postos de vacinação montados em escolas. Os responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação. As unidades de saúde vacinarão crianças da sua área de influência em domicílio conforme cronograma do carro.

O cronograma de vacinação para crianças está organizado da seguinte forma nos postos de imunização montados em escolas: nomes que iniciam com as letras K, L e M vacinam no dia 13; aqueles cujos nomes começam com M e N vacinam dia 14; quem tem o nome começado com O, P e Q vacinam dia 15; R, S e T vacinam dia 16; já as crianças com os nomes iniciados com as letras U, V, W, X, Y e Z vacinam dia 17.

SISTEMA CARCERÁRIO

O sistema carcerário também está contemplado nesta nova etapa da campanha de vacinação. Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade vacinam dias 15, 16 e 17. A vacinação de todos estes públicos ocorrerá das 8h às 12h.

No dia 15 será vacinado o público da Casa de Assistência ao Albergado e Egresso (CAAE), no Monte Castelo; no dia 16 será imunizado o público do Centro de Observação, Classificação e Triagem (COCT), do Complexo Penitenciário São Luís, em Pedrinhas; já dia 17 é a vez dos profissionais da Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal no Maranhão - BR 135.

OUTRAS CATEGORIAS 

Os doentes crônicos é outra categoria entre o público-alvo que começa a ser vacinado nesta segunda-feira (13). Estas pessoas devem se dirigir a um dos 12 postos de vacinação montados em escolas pela Prefeitura de São Luís, portando comprovação por meio de receita de uso contínuo ou relatório médico de que são pacientes com doenças crônicas.

Profissionais de saúde podem buscar as escolas para vacinação apresentando comprovação como carteira de conselho de classe, carteira de trabalho entre outros.

Já os os caminhoneiros vacinam das 9h às 12h, na segunda-feira (13), no posto Valen, localizado na Vila Maranhão. Para isto basta apresentarem CNH de categoria correspondente.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

ESCOLAS - das 8h às 12h/ e das 13h às 17h

- Colégio Militar Tiradentes

Rua Gabriela Mistral, S/Nº, Vila Palmeira

- IEMA

Rua Oswaldo Cruz, Centro (antigo colégio Marista)

- CE João Paulo II

Avenida 5, s/n, Turu

- UI Padre Newton Pereira

Av. Leste Oeste, nº 500, Cohatrac I

- UEB Rosalia Freire

Avenida dos Portugueses, nº 1000, Anjo da Guarda

- UEB Rubem Almeida

Rua da Mangueira, nº 400B,  Coroadinho

- CE Cruzeiro do Sul

Estrada da Vila Nova, S/Nº, Vila Nova

- UEB Laura Rosa

Rua Marly Sarney, QD. 10, S/Nº, Conj. Nice Lobão (Cidade Operária)

- CE Júlio de Mesquita Filho

Avenida 2, S/Nº, Cohab Anil I

- CE José Nascimento de Moraes

Avenida B, QD. 13, S/Nº, Vinhais

- UEB Ana Lúcia Chaves Fecury

Rua Santo Antônio, S/Nº 200, São Bernardo

- UEB Mariana Pavão

Avenida Contorno, S/Nº 100, Rio Anil


DRIVE THRU - das 8h às 16h

Vacinação exclusiva para idosos

Local: Avenida do Contorno no Complexo do Castelinho (área de prova do DETRAN/MA)



POSTO VALEN - das 9h às 12h

Vacinação exclusiva para caminhoneiros, na segunda-feira, dia 13. Posto fica localizado na BR-135, na Vila Maranhão.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário