quarta-feira, 22 de abril de 2020
A iniciativa tem por objetivo orientar as empresas a adotarem medidas preventivas contra o coronavírus. Projeto inicia para o setor da construção civil, em canteiros de obras na capital


SÃO LUÍS – Desde o início do combate ao coronavírus, o Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) está assessorando as indústrias maranhenses com orientações de saúde e segurança para seus trabalhadores e sobre a prevenção ao contágio. Na última segunda-feira, iniciou um projeto que abrange a distribuição de máscaras e kits de higiene para as indústrias da capital, e a divulgação do Guia SESI de Prevenção da Covid-19, lançado pela entidade nacional em março e atualizado em abril. O projeto, que visa levar informação para as empresas de diversos segmentos, iniciou para o setor da construção civil. A ação foi realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) no canteiro de obras do Hospital da Ilha, e será estendida a outros canteiros em São Luís.

“Essa ação tem especial importância, na medida em que vai ao encontro do trabalhador, em atividades econômicas que não puderam parar, levando materiais de higiene e de proteção, provendo informações de técnicos especializados sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período, e divulgando serviços complementares oferecidos pelo SESI-MA, como o de apoio psicológico online e gratuito”, explicou Diogo Lima, superintendente regional do SESI. Segundo o gestor, a ação terá continuidade ao longo das próximas semanas e é uma das medidas indicadas pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, para dar apoio aos empresários e trabalhadores dentro do escopo de atuação da entidade.


A iniciativa envolveu técnicos do SESI, entre eles, enfermeiros, psicólogos e engenheiros de segurança, que atenderam os trabalhadores da obra, com distribuição de máscaras e kits de higiene e medição de temperatura. Na ocasião, também foi reforçada a importância da repetição dos procedimentos, a redivisão dos turnos de trabalho e reorganização de refeitórios e demais ambientes para evitar aglomerações.

O SESI ainda divulgou entre os participantes da ação, o serviço de acolhimento psicológico que está realizando a distância durante a pandemia, voltado para trabalhadores da indústria.

O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, ressaltou que as empresas estão aprofundando suas ações para conter o avanço do novo coronavírus e, acima de tudo, proteger a vida dos trabalhadores. “Desde o início sinalizamos que estaríamos executando as obras com muita seriedade e com respeito à mão de obra. Sabemos que esse tipo de ação garante a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos”.

Informação: Fiema  

0 comentários:

Postar um comentário