quinta-feira, 16 de julho de 2020


O Coral Universidade Federal do Maranhão (Coral Ufma) apresentará nesta quinta-feira, às 20h, um vídeo sobre a construção de repertórios, ensaios e montagem de peças musicais no ambiente virtual. A apresentação estará disponível nas redes sociais (@cultura.ufma e ufma.cultura) do Projeto ‘Do Nosso Jeito’, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac) da Ufma.

A regente do Coral UFMA, Angélica Vieira da Silva Marques, e a coordenadora de Atividades Literárias e Musicais da DAC, Maria do Carmo Nunes, integrante do Coral Ufma, apresentarão a trajetória do grupo, o processo de adaptação das atividades do coral durante a pandemia e o método ‘Passo’, usado nas aulas com novos integrantes do coral, ministrado pela professora Cristiane Costa no inicio de 2020.


Regentes de todo o país estão usando vídeos no ensaio de seus grupos de canto coral. “O cantor recebe o playback em sua casa, grava a sua parte com um celular que toca o playback e com outro capta imagem e áudio, que depois serão editados. O nosso playback foi feito por Israel Dantas e por mim e a edição por Vilana Josina. Apresentaremos duas cirandas do folclore pernambucano”, disse Angélica Vieira.

SAIBA MAIS


Criado em 1973, o Coral Ufma é o mais antigo grupo de canto coral em atividade, em São Luís do Maranhão. Nesses 47 anos como projeto de extensão teve a participação de centenas de coralistas adultos das comunidades universitárias e da Grande São Luís. “No início de cada ano é feito um convite público para ingresso de novos cantores e cantoras. Assim, sempre renovamos o grupo para continuarmos a realizar a difusão das atividades do canto coral”, explica Maria do Carmo Nunes.

Durante o período de isolamento social, o Coral Ufma tem buscado dinamizar as atividades com encontros semanais pelas nossas plataformas digitais. “É uma nova dinâmica que os corais estão fazendo para sobreviver. Não é a mesma coisa de cantar em conjunto, presencial, todas as vozes juntas, mas é uma maneira de manter o grupo unido e motivado para quando acabar a pandemia retomarmos nossas atividades. Essa é uma experiência nova”, completou Maria do Carmo.

Informação: Jornalismo PW

0 comentários:

Postar um comentário