quarta-feira, 29 de julho de 2020
Pesquisa da Federação do Comércio mostra que 36,9% das famílias ludovicenses possuem dívidas em atraso. Esse é o maior índice de inadimplentes desde abril de 2011.

Apesar da reabertura das atividades comerciais em São Luís, a pandemia ainda gera reflexos sobre a economia local. Isso é o que mostra a mais recente pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). De acordo com o levantamento, 36,9% das famílias da capital maranhense estão atualmente com dívidas em atraso, representando o maior nível de inadimplência registrado nos últimos nove anos na cidade.

O crescimento dos inadimplentes acompanha um aumento expressivo na utilização do crédito, segundo o estudo. A pesquisa mostra que 85,5% dos consumidores recorreram às formas de financiamento neste mês para possibilitar o consumo. O nível de tomada de crédito pelos consumidores foi o maior desde janeiro de 2011.

Para a Fecomércio, a aceleração do uso do crédito é uma alternativa que os consumidores encontraram para driblar a redução ou perda momentânea dos salários, utilizando principalmente o cartão de crédito como uma extensão da renda familiar, o que resulta no crescimento da inadimplência. “A pandemia criou dificuldades para autônomos, eliminou postos de trabalho e obrigou muitas empresas, sem receita, a reduzirem jornada de trabalho e até suspenderem contratos. Esse cenário gerou restrições à capacidade de renda das famílias, que passaram a utilizar o cartão de crédito para financiar suas despesas correntes, como gastos com supermercado e farmácia, desdobrando nessa inadimplência”, avalia o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Números

A pesquisa da Fecomércio destaca que o nível de inadimplência, na avaliação mensal, avançou 17,1% em relação ao mês de junho e, na comparação anual, subiu 29,5% sobre julho de 2019. Com isso, o estudo estima que 113.563 famílias de São Luís estão em situação de inadimplência atualmente. Já o índice de utilização do crédito cresceu 8,0% na passagem mensal de junho para julho e 49,7% em relação ao mesmo período do ano passado, resultando na estimativa de 263.420 famílias ludovicenses endividadas, de acordo com o levantamento. 

Os principais tipos de dívidas contraídas pelos consumidores no período foram o cartão de crédito (65,5%) e os carnês de lojas (26,1%). O estudo da Fecomércio ressalta, ainda, que o tempo médio de atraso da dívida é de 47 dias e o tempo médio de envolvimento com o parcelamento dessa dívida é de 6 meses. O nível de comprometimento da renda familiar com as dívidas é de 33%.

“Temos um aumento de 16% no comprometimento da renda do consumidor endividado neste mês de julho na comparação com o ano passado, refletindo na redução da capacidade de consumo das famílias neste momento. Esse cenário deverá ser revertido nos próximos meses a partir do reaquecimento da economia e da reativação dos postos de trabalho”, finaliza o empresário José Arteiro da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário