quarta-feira, 29 de julho de 2020

O novo livro de crônicas da jornalista, escritora, poetisa e professora, Wanda Cunha, “No Semblante do cotidiano, risos de marés e Lágrimas de um sol-posto” é um dos assuntos do projeto Inspire e Comunique desta quarta-feira, 29/07, às 19h30 no Instagram. 

A convite das jornalistas Franci Monteles e Yndara Vasques, a autora falará do seu novo trabalho, o oitavo livro, considerado pela escritora Anna Liz como uma “comunicação efetiva e afetiva”. O projeto Inspire e Comunique promove diálogos para a troca de experiências e vivências em comunicação por meio de ‘lives’ semanais. O bate-papo com Wanda Cunha será no Instagram de Franci Monteles (@franci_monteles). 

O novo livro de Wanda Cunha reúne crônicas escritas e publicadas nos anos 80 e 90 nos jornais maranhenses O Imparcial, Diário do Norte, Atos e Fatos e O Debate, veículos onde atuou como coordenadora e colaboradora. Os textos, porém, trazem reflexões bem atuais sobre a política, o preconceito, as mazelas sociais, os descasos com a natureza e outras questões ainda muito presentes na sociedade deste século. Afinal de contas, “as realidades persistem e o cotidiano está aí para ser observado”, diz a autora.

O jornalista maranhense Gil Maranhão, que escreveu a orelha do livro, destaca que no olhar jornalístico, a escrita costuma misturar denúncia, poesia social, ironia e informação. “Wanda Cunha conseguiu juntar tudo no seu livro, acrescentando risos e lágrimas dentro do cotidiano de um país que apenas mudou de século. As mazelas, a corrupção e a economia frágil continuam escritas nas páginas da nação”, afirma o maranhense que atualmente mora em Brasília.  

O livro “O Semblante do cotidiano, risos de marés e Lágrimas de um sol-posto” teve seu lançamento oficial na segunda quinzena de junho, por meio das redes sociais, como não pderia deixar de ser em tempos de pandemia. Sob a coordenação da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritoras, seccional Maranhão (Ajeb-MA), o evento on line contou com as participações de outras duas escritoras, Dilercy Adler e Anna Liz (presidente da Ajeb-MA) e da jornalista Janayna Ricoly.  

No prefácio do livro, Dilercy Adler destaca a grande artista e multiprofissional que é a autora e afirma que seu livro aborda questões que tocam profundamente e renovam as esperanças. “Os textos discorrem acerca de conteúdos e contextos muito atuais em sua grande maioria apesar de terem sido publicados nos anos 80 e 90”, diz a pesquisadora ressaltado que vê nas artes e no próprio desempenho profissional importantes instrumentos de equalização social. 

Jornalista e professora de literatura, Wanda Cunha tem no seio da família o gosto pela educação e pelas artes.  Sua mãe, Plácida Jacimira Cabral da Cunha, era professora e seu pai é o grande poeta, escritor e professor Carlos Cunha que fundou a Academia Maranhense de Trovas. O nome de seu pai é dado a uma das avenidas mais movimentadas de São Luís, a avenida professor Carlos Cunha, que liga a Jerônimo de Albuquerque à ponte Bandeira Tribuzi, interligando-se também com a avenida Ferreira Gullar. 

A música também é outra de suas paixões. Wanda Cunha também compõem juntamente com as irmãs e sobrinhas, entre outras parcerias. 

Além de membro da Ajeb-MA, Wanda Cunha é sócia e fundadora da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) e membro efetivo da Sociedade Cultura Latina do Estado do Maranhão (SCLMA). 

Serviço

O quê: Live Inspire e Comunique
Quando: Hoje, 29/07/2020 (quarta-feira)
Hora: 19h30
Onde: Instagram @franci_monteles

0 comentários:

Postar um comentário