quinta-feira, 2 de julho de 2020
Nova etapa da reforma que integra o programa São Luís em Obras e é realizada em parceria com o IPHAN começou pela área em frente ao Largo do Carmo e seguirá ainda para o cruzamento em frente aos Correios


O prefeito Edivaldo Holanda Junior segue avançando com às obras de revitalização do complexo Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno. Nesta semana, foi iniciado o assentamento dos paralelepípedos no trecho em frente ao Largo do Carmo, onde os trabalhadores executam a primeira fase desta nova etapa da obra que são coordenadas pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).Os trabalhos são executados em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e integram o programa São Luís em Obras. 

O prefeito Edivaldo destacou que o novo calçamento resgata aspectos originais destes espaços históricos. "A obra, que tem a parceria do IPHAN, faz parte do amplo pacote de revitalização do Centro Histórico de São Luís. Em breve estaremos entregado esta e outras importantes obras como o Parque do Bom Menino e as praças da Bíblia, da Misericórdia e da Saudade. Todas totalmente reformadas. São espaços de grande valor histórico para a cidade e para a população", disse o prefeito. 

De acordo com o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, a segunda etapa dos trabalhos será a instalação dos paralelepípedos no cruzamento em frente aos Correios. "A obra segue em ritmo acelerado, e após a retirada de todo o calçamento, iniciamos a colocação dos paralelepípedos de acordo com indicação técnica do projeto", explicou. 

As próximas etapas contemplam a Rua do Sol e Rua do Egito, que também ganharão piso novo nas calçadas. Após a finalização do processo de colocação dos paralelepípedos, será feita a parte de sinalização horizontal da região, com a pintura das faixas de pedestres e demarcação de divisórias do fluxo de tráfego. Na Praça João Lisboa e na calçada ao lado da Igreja do Carmo, a parte de assentamento do piso já está em estágio avançado.


OBRAS    

As ações de revitalização da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno fazem parte do programa São Luís em Obras, iniciativa que amplia os investimentos realizados pela gestão do prefeito Edivaldo na região do Centro Histórico de São Luís. 

Todo o piso atual da área já foi retirado e está sendo substituído pelas novas peças, de acordo com especificações estabelecidas pelo IPHAN. Também já foram executados os serviços de construção da rampa de acesso à Igreja do Carmo e a remoção dos bancos para revitalização.


O processo de revitalização do local ainda prevê novo projeto de paisagismo, ampliação dos espaços para pedestres, de acordo com as devidas normas de acessibilidade e uniformização do pavimento, além do reordenamento dos serviços de engraxate. Os abrigos da Praça João Lisboa também serão amplamente reformados e terão banheiros públicos à disposição.

Dono de uma barraca de coco nas proximidades do abrigo da João Lisboa, o senhor Francisco Bezerra, 61 anos, vê com bons olhos a obra, e acredita que a revitalização beneficiará a todos. “Quem trabalha por aqui tem certeza que essa reforma vai beneficiar todo mundo, e é sempre bom quando a gente vê nossa cidade sendo cuidada”, frisou o comerciante.


Morador do bairro Desterro, o eletricista Emanuel Cordeiro, de 39 anos, ressaltou que o Centro ganhará um novo aspecto com a conclusão das obras. “Aqui é um lugar bonito, bem frequentado e já estava precisando de uma reforma dessa. Acho que o local vai ganhar vida nova e com certeza a população vai aprovar”, afirmou.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário