segunda-feira, 3 de agosto de 2020
A obra, executada pela Prefeitura de São Luís em parceria do Iphan; segue em ritmo de trabalho intenso mesmo no fim de semana; neste domingo, homens e máquinas trabalharam na retirada da cobertura asfáltica de um trecho da Rua do Sol e do contorno do Largo do Carmo


A Prefeitura de São iniciou neste domingo (02) mais uma etapa da ampla reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno, como parte do programa São Luís em Obras. Trata-se do maior plano de obras já executado na região do Centro nas últimas décadas, uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Neste domingo foi iniciada a terceira etapa da retirada do asfalto antigo e substituição por paralelepípedos, um dos aspectos importantes da requalificação, que vai devolver ao logradouro um dos aspectos fundamentais da sua originalidade histórica.  Os serviços estão avançando conforme o cronograma e já chegou à Rua do Sol e contorno do largo. O ritmo de trabalho é intenso mesmo nos finais de semana. 

Durante a vistoria, o prefeito Edivaldo destacou que após a requalificação toda a área atingida voltará a ser cartão postal da cidade. “Com o programa São Luís em Obras, estamos devolvendo à população diversos espaços totalmente reformados no Centro de São Luís, recuperando nosso patrimônio histórico. Aqui, na João Lisboa, Largo do Carmo e Rua de Nazaré as obras avançam com rapidez para tornar o local mais atrativo, com novo projeto paisagístico, recuperando todos os monumentos históricos, no intuito de que se retorne um espaço bem visitado. Com a obra, o trânsito de veículos no local será reestruturado, haverá mais acessos para pedestres e mais acessibilidade. Seguimos também no Centro com as obras do Parque do Bom Menino, praças da Saudade, da Misericórdia e a urbanização da Fonte do Bispo", disse Edivaldo. 

Acompanharam o prefeito Edivaldo durante a vistoria a primeira-dama, Camila Holanda; o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho; os secretários municipais de Governo, Pablo Rebouças; Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo; de Turismo, Socorro Araújo; o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade; e o subprefeito do Centro Histórico, Jefferson Viegas.


OBRAS ACELERADAS

No canteiro de obras o ritmo de trabalho é intenso mesmo no fim de semana. Neste domingo, as máquinas trabalharam na retirada da cobertura asfáltica de um trecho da Rua do Sol e do contorno do Largo do Carmo. A etapa seguinte da obra é implantar nova pavimentação com paralelepípedos, restaurando os aspectos arquitetônicos originais. Esta é a terceira etapa da fase de troca do piso da área. Em um trecho da Avenida Magalhães de Almeida que contorna o Largo do Carmo o trabalho já foi concluído.


De acordo com o presidente do Impur, órgão da Prefeitura de São Luís que coordena as obras, pelo menos 50% de todo o trabalho já foi concluído. “Já fizemos toda a parte da rede elétrica, hidráulica, as galeras para escoamento da água das chuvas e estamos recuperando todo o piso da praça e o largo bem como o pavimento das vias e a cobertura das calçadas e canteiros que contornam os logradouros. Após este trabalho iremos iniciar a execução do projeto paisagístico e de arborização. Uma das últimas fases será a recolocação dos monumentos históricos que foram retirados para a restauração como o relógio do Largo do Carmo”, explicou.


PROJETO DE RECUPERAÇÃO

Com mais de 12 mil metros quadrados, a área que compreende Praça João Lisboa, Largo do Carmo e Rua de Nazaré, no Centro da cidade, está passando por um amplo processo de requalificação. “Esta obra é fundamental para a revalorização do patrimônio histórico de São Luís. É mais uma parceria bem sucedida que o Iphan faz com a Prefeitura de São Luís. Juntos, já recuperamos espaços públicos tradicionais do Centro que foram entregues à população totalmente recuperados. Agora cabe à população cuidar destes espaços”, disse Maurício Itapary, superintendente do Iphan no Maranhão.

Ainda em relação à reforma, serão recuperados os monumentos históricos, piso, calçamento, bancos, as tradicionais cadeiras dos engraxates que trabalham no local também serão recolocadas. Dois dos monumentos que compõem o espaço, o tradicional relógio e a estátua do Frei Capuchinho Carlos Olearo foram recolhidas para restauração.

No caso da estátua de João Lisboa, pelo tamanho e peso, será restaurada no próprio local onde está fixada. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo também passará por obras de recuperação que serão executadas pelo Iphan.

Já em relação ao projeto paisagístico, os serviços incluem uma variedade de espécies nativas como ipês, pau brasil e oiti, sendo implantadas mais de 10 árvores somente na Praça João Lisboa. 

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO

A reabilitação de área histórica é um desafio da Prefeitura de São Luís, assumido pela gestão do Edivaldo, que vem obtendo resultados positivos, buscando, sobretudo as características e materiais originais destes espaços urbanos, a partir dos registros encontrados em documentos autênticos. O Iphan é um importante parceiro da Prefeitura na execução do que já é considerado o maior programa de requalificação de espaços públicos do Centro dos últimos anos.

Entre as obras realizadas pelo Instituto em parceria com a Prefeitura destaque para as praças Deodoro, Pantheon, Pedro II e Rua Grande. Também já passaram por reforma a Praça da Alegria, Praça dos Pescadores, Fonte das Pedras, Fonte do Ribeirão, todas estas concluídas. Ainda no rol das obras do Centro executadas no momento pela Prefeitura estão a reforma do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia. Esta última, tem previsão de entrega para os próximos dias, e a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e Fonte do Bispo. Por meio de parceria com a Vale e o Iphan a Prefeitura de São Luís está implantando uma nova praça no Centro, a Praça das Mercês.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário