quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Com a estabilidade da curva de contaminação da Covid-19, o Maranhão avançou no plano de retomada gradual das atividades econômicas, adotando protocolos específicos para os segmentos turísticos e se preparando para receber os visitantes com responsabilidade e segurança. As recomendações completas estão disponíveis no site oficial da Setur (http://www.turismo.ma.gov.br/protocolos/).

Levando em consideração o funcionamento de hotéis, bares e restaurantes, praias, orla, atrativos naturais, passeios turísticos, receptivos, shoppings e academias no estado, aliado à implementação da malha aérea no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) intensificou a campanha de conscientização sobre a necessidade de se respeitar os protocolos sanitários, publicados no final de julho no diário oficial do estado.

“O principal desafio agora é reinstaurar a confiança dos nossos turistas e visitantes, mostrando que é seguro viajar para nosso Estado, estamos atentos e acompanhando o movimento do mercado. Atrativos turísticos como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Riachão, Tutoia, e outros atrativos já estão em funcionamento, e precisamos seguir o protocolo sanitário para a segurança de todos”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior

Ações promocionais

Com o objetivo de auxiliar nessa conscientização a Setur durante a pandemia desenvolveu algumas estratégias de comunicação com o trade para retomada das atividades. Foram feitas reuniões com agências de turismo, transportes turísticos, guias de turismo, hotéis, bares e restaurantes para que, em conjunto discutissem medidas que foram validadas com o trade.

Paralelamente às adaptações na iniciativa privada, a Setur vem ampliando as formas de comunicação com o envio de newsletter, capacitações online, lives com operadoras, ações nas mídias sociais e renovando o material promocional.

A superintendente de Promoção, eventos e Marketing da Setur, Cristiane Muller, explicou que a construção dos protocolos junto ao trade turístico foi fundamental para o retorno gradativo do setor. “A segurança já é um atributo de valor na decisão de viagem do turista, por isso a proposição de protocolos sanitários para as diversas áreas do turismo dão segurança ao turista na escolha do destino de lazer”, apontou.

Hospedagem

Com a implantação de novos protocolos para receber os hóspedes em segurança, hotéis pousada e similares, já estão trabalhando com Check-in e check-out sem contato, manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, reservas antecipadas de mesas e áreas de lazer, limitação no uso dos elevadores, aferição da temperatura dos hóspedes e colaboradores, desinfecção das áreas sociais e apartamentos e fixação de cartazes informativos sobre protocolos de prevenção da covid-19.

Agências de Turismo

Dentre os protocolos para as agências de turismo, estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento em caso de formação de filas,  poltronas bloqueadas para utilização e a intensificação da limpeza e sinalizações.

Bares, restaurantes e similares ao ar livre

Além de adotar uma série de adequações no atendimento, os bares, restaurantes e similares passam por um rigoroso processo de desinfecção dos ambientes, mobiliários e utensílios; distanciamento de dois metros entre as mesas e precisam privilegiar a ventilação natural como medidas de prevenção

Nas praias e visitação em atrativos

As atividades comerciais na orla da capital e nas praias estão sendo liberados com as adequações necessárias.  Já os passeios e visitações aos atrativos devem obedecer fluxos de entrada e saída de visitantes aos atrativos sem aglomeração, disponibilizar álcool em gel etílico 70% em local visível e de fácil acesso para clientes e colaboradores, utilizando a comercialização de ingressos por meios eletrônicos, e quando for realizada no local, evitando filas e aglomerações e lembrando que idosos e pessoas do grupo de risco tem atendimento preferencial.

Transporte de turistas

As companhias aéreas vem reforçando a comunicação com os passageiros, por meio de informações atualizadas e disponíveis em seus canais. Além disso, o uso de máscaras faciais é presente nos aeroportos e a bordo. Áreas de check in contam com marcações no chão para o distanciamento físico, e estão sendo feitos desde o começo da pandemia o controle de temperatura dos passageiros no embarque e desembarque no aeroporto.

Já entre os protocolos para os transportes rodoviários, estão sendo orientadas a ventilação natural dentro dos veículos, fixação de recomendações aos usuários, intensificação na limpeza após cada viagem, uso de proteção facial, como máscara de tecido, de tecido não tecido (tnt) ou de algodão, e recomendações como não utilizar a capacidade máxima do transporte por passeio ou viagem.

Guia de Turismo, Condutor de veículo ou Transporte Aquaviário

Os guias de turismo, condutores de veículos e transporte aquaviário,  estão sendo orientados a informar aos turistas antes de iniciar qualquer atividade turísticas sobre protocolos, mudanças e restrições; fazer o uso de microfone individual, máscara descartável e máquina de cartão de crédito higienizada; no caso de uso de objetos pessoais como: óculos, telefones celulares, microfones e outros devem ser higienizados com álcool em gel etílico 70%, e evitar espaços com probabilidade de aglomeração.

Selo Turismo Responsável

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), o Maranhão já conta com 317 empreendimentos certificados pelo Selo Turismo Responsável do MTur, que assegura o cumprimento das medidas preventivas e posiciona o estado como um destino seguro e preparado para a nova realidade.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário