quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Com ajuda de intérprete, aluna criou símbolos próprios em Libras para facilitar o aprendizado. No Brasil, dos 10,7 milhões de deficientes auditivos, apenas 7% têm ensino superior completo 


Jéssica Campos, de 29 anos, conquistou recentemente um sonho ainda incomum entre os deficientes auditivos brasileiros: obteve a formação no curso de Tecnologia em Estética e Cosmetologia, na Faculdade Pitágoras de São Luís. Segundo estudo realizado pelo Instituto Locomotiva e a Semana de Acessibilidade Surda, o Brasil conta com 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva e, dessas, apenas 7% têm ensino superior completo, 15% frequentaram até o ensino médio, 46% até o fundamental e 32% não possuem grau de instrução. Os dados mostram que, ao realizar o seu sonho da graduação no Ensino Superior, a maranhense contrariou as estatísticas. 

Com a mãe empreendedora, dona de um salão de beleza, Jéssica teve a certeza que esta seria a sua área profissional. “Minha primeira opção foi o curso de Pedagogia, pois gosto da profissão e a comunidade surda sempre nos impulsiona a seguir a área de educação. Porém, por sempre acompanhar a rotina da minha mãe, eu comecei a ajudá-la no salão de beleza e me apaixonei. Foi então que tranquei o curso de Pedagogia e resolvi me jogar nos estudos que tratam de beleza estética e saúde”, afirma. 

Surda de nascença, a jovem começou a aprender a segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), aos 9 anos. Mesmo assim, não foi fácil. Ainda no início do curso, ela se deparou com o primeiro obstáculo: termos específicos utilizados com frequência na área, como a palavra argila, por exemplo, ainda não estavam contemplados em Libras. Jéssica não pensou duas vezes e decidiu usar sua determinação e criatividade para inovar: criou sinais próprios para conseguir entender o conteúdo e acompanhar as disciplinas. 

Linguagem própria em LIBRAS 

“Juntamente com Rian Arouche, tradutor e intérprete de LIBRAS que me acompanhou ao longo dessa trajetória, consegui elaborar um glossário específico com sinais da Estética e Cosmética. Com certeza, foi o melhor caminho para que eu pudesse me apropriar dos conceitos e termos técnicos utilizados”, explica. A participação de Rian, profissional contratado da Faculdade Pitágoras, foi fundamental para a integração da ex-aluna. A unidade também conta com outro intérprete, que assessora alunos portadores de deficiência auditiva de acordo com a demanda dos cursos. 

Para a coordenadora do curso de Estética da Faculdade Pitágoras, Patrícia Crosara, a adaptação das palavras para Libras terá papel fundamental na inclusão de outras pessoas com deficiência auditiva que queiram ampliar seus conhecimentos na área. “A Jéssica, sem dúvida, é uma inspiração para todos nós, seja pela criatividade ou pela proatividade em lidar com os desafios. Ela realizou um feito que ajudará muitas pessoas a entenderem que há lugar para todos no mercado de trabalho, na faculdade e onde quiserem”, acrescenta. 

Agora, já graduada, Jéssica realiza o sonho de ser uma empresária ao inaugurar o Librastetic, um espaço que funciona como esmalteria e estúdio de beleza. “Quando a pandemia acabar e as coisas voltarem ao normal, pretendo continuar estudando e me qualificando cada vez mais. Quero iniciar em breve uma pós-graduação na Pitágoras, usando a bolsa integral que ganhei da instituição. Meu sonho de empreender já está em andamento, recentemente abri o meu próprio negócio, que tem como foco o atendimento de surdos, ouvintes e outras pessoas com deficiência, principalmente em serviços de sobrancelha, manicure, pedicure, hena, depilação, limpeza de pele, entre outros”, explica.  

“A beleza é muitas vezes vista pela sociedade de forma pejorativa, fútil, virou um artigo de luxo para poucos. Para mim, ela deve ser resgatada como algo de dentro para fora, que vai além da estética e que traz consigo o empoderamento e a elevação da autoestima, podendo ser um instrumento de inclusão social efetiva, permitindo ao ser humano sentir-se mais independe, autônomo e seguro”, complementa. Usando o conhecimento adquirido no curso superior em Tecnologia em Estética e Cosmetologia, Jéssica deixa um conselho: “Ao refletir sobre o ensino de estética para todos, estamos tratando as pessoas com deficiência como consumidores, pacientes, alunos e, principalmente, como cidadãos”, completa. 

O curso de estética ofertado pela Faculdade Pitágoras conta com a maior clínica-escola de estética do estado, onde alunos supervisionados por professores oferecem serviços gratuitos à população.  

Sobre a Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton 

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Informação: Ascom de Pitágoras 

0 comentários:

Postar um comentário