sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O evento está promovendo uma imersão na retomada do turismo em suas mais diversas abordagens.


Durante toda a semana o Sebrae Maranhão está recebendo empreendedores, empresários e entusiastas do setor de viagens e turismo, dos 3 principais destinos turísticos atendidos pela instituição no estado (Rota das Emoções, São Luís e Chapada das Mesas), em um ambiente virtual, onde eles podem ser protagonistas da virada dos seus negócios. 

O evento “A Virada - Desenhando Novos Modelos para a Retomada do Turismo” está auxiliando seus participantes na criação de estratégias de governança e de mercado. A imersão de cinco dias de trabalho, começou na última segunda-feira (21), e é baseada na aplicação da metodologia de Design Thinking e mentorias de lapidação, promovidas pelo Sebrae por meio de consultores contratados.   

Esse formato de capacitação permitirá aos participantes a evolução em três pontos cruciais para as suas atividades: A Identificação da dor do cliente, o turista, a co-criação de soluções e produtos inovadores, por meio da criação de um MVP (Mínimo Produto Viável) e as mentorias que foram organizadas por segmentos. 

“Os empreendedores que acreditam no turismo do nosso estado, precisam de apoio e contam com o Sebrae para isso, por isso não de hoje, já trabalhamos em benefício do turismo a algum tempo e continuará a ser assim, com uma atuação cada vez mais pautada na integração, na conexão entre os destinos, no compartilhamento de informações e do conhecimento para que a nossa contribuição em benefício do desenvolvimento do turismo do nosso estado esteja sobretudo focada nos clientes, aumentando o nível de competitividade dos nossos destinos”, pontuou o Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho. 

O evento está promovendo uma imersão na retomada do turismo em suas mais diversas abordagens. No primeiro dia as provocações e reflexões sobre o cenário atual do setor deram o tom. As três palestras iniciais, apresentadas por especialistas em marketing e gestão, abordaram assuntos diversos relacionados a retomada gradual do turismo no estado. 

Já na terça, quarta e quinta os participantes conheceram a metodologia Design Thinking, a proposta é trabalhar em pequenos grupos para desenvolvimento da solução. Hoje o grupo está tendo a oportunidade de ser mentorado por seis experts em assuntos distintos. 

César Reinaldo Rissete, gerente da unidade de competitividade do Sebrae Nacional,  presente na abertura da Virada, destacou a importância de eventos como este não só no Maranhão, mas como modelo que pode ser replicado em outras regiões do país. 

“Com eventos como este, nós vamos ganhando a segurança de que podemos passar por esse momento. É um momento difícil para todos, mas em especial para o turismo, estamos fazendo pesquisa desde março e a gente vê o quanto a pandemia impactou, mas o setor tem reagido bem graças a todas as transformações digitais que tem se apresentado”, frisou.  

Para o Coordenador Estadual de Turismo e Eventos do Sebrae Maranhão, Luís Walter Muniz, o turismo no Maranhão precisa continuar crescendo e este momento é crucial neste processo. 

“O momento agora é de retomada, é de pensar no futuro e nada melhor do que fazer isso com uma governança forte e para isso realizando essa ação, que envolve os três principais polos do estado, nos ajudando a construir um turismo cada vez mais sólido no Maranhão”, destacou Muniz. 

O encerramento do evento “A Virada” acontece hoje, com uma vasta programação aos inscritos.  

Informação: Sebrae-MA 

0 comentários:

Postar um comentário