terça-feira, 22 de setembro de 2020

Empresas do polo ceramista foram visitadas pelo SESI  


ROSÁRIO – Sete empresas do polo ceramista e a Central de Gerenciamento Ambiental Titara S/A  localizadas na cidade de Rosário, distante 76 km da capital São Luís, receberam na última sexta (18/09) as ações do Programa Avança Maranhão, realizadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA. 

A equipe multidisciplinar do SESI realizou 101 testes para a COVID-19, imunizou 103 trabalhadores contra o vírus da gripe H1N1, distribuiu 350 kits de alimentação saudável, além da entrega de mais de 450 kits com itens de higienização (sabão em barra, detergente, álcool em gel e máscaras de tecido) e 430 cestas básicas e mais de 1200 máscaras de tecido para os trabalhadores. Também foram doados dispensadores de álcool em gel para as empresas ceramistas da região.  

“Avaliamos essa parceria como muito importante nesse momento. A presença da FIEMA aqui nas empresas fortalece, nos traz condições de trabalhar com mais responsabilidade na pandemia que estamos vivendo. Nos sentimos mais fortalecidos com a presença do SESI nos ajudando e orientando”, destacou Terezinha Cruz, presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão. 

PSICOLOGIA – Nas ações, o SESI também disponibilizou os serviços de Acolhimento Psicológico na Pandemia de COVID-19, serviço desenvolvido pelo SESI-MA, que é gratuito e tem o trabalhador da indústria como público-alvo. O atendimento a distância deve ser solicitado via mensagem pelo celular, sendo a consulta com um psicólogo realizada por chamada telefônica, no dia e hora marcados. A duração do atendimento é de até 30 minutos.  

“Nosso foco do suporte psicológico é a diminuição da ação do estresse na saúde dos trabalhadores, prevenindo o aparecimento ou agravamento de transtornos psicológicos, doenças cardiovasculares, alterações em taxas metabólicas, problemas gastrointestinais, prejuízo ao sistema imunológico, entre outros”, destaca a psicóloga do SESI, Bruna Dutra, que já atendeu mais de 50 pessoas. 

A ação contou ainda com ginástica laboral para os trabalhadores ressaltando a importância da atividade física para o combate a COVID-19, além de dicas das normas de segurança e saúde como distanciamento social e uso de máscaras. 

“Queremos agradecer essa parceria da FIEMA e do Sinduscon pois essa campanha é muito importante nesse momento de retomada das atividades e de cuidados essenciais. Em nome da Titara fica o nosso agradecimento”, destacou o diretor da Titara, Jefferson Martins. 

“Gostei muito dessa atitude do SESI e da empresa em promover esse momento para gente. É um meio da gente se cuidar melhor. Eu mesmo peguei a COVID e passei uma semana sem sentir gosto, tive febre e corpo mole. Com certeza iniciativas como essa são importantes não só para o trabalhador como para a empresa.”, destacou Wellicton Gomes Santos, 43 anos, funcionário de uma cerâmica há 20 anos. 

“Só temos a agradecer em nome das empresas de Rosário pelo grande trabalho que o SESI vem fazendo no Avança Maranhão. É um projeto muito bom, onde tudo é gratuito. Nosso agradecimento ao SESI, a FIEMA e ao Sindicerma por trazer essa ação para a cidade de Rosário”, destacou  Jeronimo Rabelo Silva, administrador da Cerâmica Maran.     

Informação: Fiema  

0 comentários:

Postar um comentário