domingo, 4 de outubro de 2020


Nesta data (04/10) comemoram-se o Dia Mundial dos Animais e da Natureza, criada com o propósito de incentivar e conscientizar a todos uma reflexão quanto a preservação e conservação das espécies e da natureza, além da sua influência na vida das pessoas.

No Brasil, onde a fauna nativa é extremamente diversa e muitas espécies apresentam algum grau de ameaça de extinção é fundamental aproveitar a data para estimular debates sobre assuntos que envolvem os animais, sua proteção e a conscientização a respeito da importância da fauna para os ecossistemas e das atividades que afetam sua existência.

A preservação da natureza e dos animais é uma grande enfrentamento de obrigação do poder público e da sociedade, sendo as atividades antrópicas as maiores ameaças através de atividades que associadas a vários fatores causam prejuízos incalculáveis e irreparáveis para a manutenção da biodiversidade como, caça e pesca predatórias, construção de hidrelétricas, instalação de indústrias, garimpo e projetos agropecuários e o tráfico de animais silvestres que é uma das maiores atividades predatórias existentes. Fatores que vão na contramão do disposto no Art. 5º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que diz: “ Todo animal pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie. Toda modificação desse ritmo ou dessas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito.”.

A conscientização deve ir muito além do cuidado e proteção com os animais domesticados, devendo alcançar a natureza em sua totalidade, onde as pessoas analisem o impacto de suas ações no meio ambiente e consequentemente na vida de diversos animais que vivem livres na natureza e como são importantes para manter o equilíbrio ecológico dos ambientes em que vivem.

Em comemoração ao dia da natureza e seus animais convidamos a todos a refletir sobre métodos sustentáveis de utilizar o meio ambiente, sem danificá-lo.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário