sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Em evento realizado no centro de educação do SENAI, em Imperatriz, na quinta-feira (01/10), foram apresentados os resultados da iniciativa em seus primeiros 45 dias. Com um percentual de execução de 60,6%, o plano contempla um conjunto amplo de ações 

IMPERATRIZ- Em continuidade às ações de execução do Plano de Retomada das Atividades Econômicas - Avança Maranhão, as entidades empresariais Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema/Senar), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Sistema Fecomércio), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Maranhão) e Sistema Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Sistema FIEMA) apresentaram o programa para empresários da região Tocantina, na noite da última quinta-feira, 01/10. 

Em evento presencial, no auditório do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI em Imperatriz/MA, reunindo empresários, parceiros e lideranças da região, o Avança Maranhão foi apresentado aos participantes com enfoque no status atual da execução e ações do Plano, empreendidas pelas entidades promotoras, que já chegaram à região Tocantina.  

O presidente da ACM-MA, Cristiano Barroso Fernandes, o presidente da Faema/Senar, Raimundo Coelho, o vice-presidente da Fecomércio, Vilson Estácio Maia, o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, e o diretor da FIEMA, Roberto Alencar representaram as entidades empresariais, e mostraram os resultados dos esforços que vem sendo realizado em todo o Estado desde o lançamento do programa. 

Durante a cerimônia, o Sebrae e Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM) firmaram termo de cooperação para a execução do Programa Empreender no município, e com a FIEMA, visando a formalização da parceria para oferta da solução de acesso à tecnologia (Sebraetec), contemplando empresas vinculadas ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).  

Representando o vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar, o diretor da FIEMA, Roberto Alencar, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do programa. “É com grande satisfação que participamos da solenidade do Plano de Retomada das Atividades Econômicas – Avança Maranhão, na região Tocantina, programa que reúne estratégias para amenizar os impactos causados pela pandemia que atingiu o mercado, abalou a economia, impactou a produção, o trabalho e dizimou muitas empresas. O Sistema FIEMA colabora com a sua expertise nas áreas de educação profissional, tecnologia e medicina ocupacional e inovação para as empresas e seus trabalhadores através do SESI, SENAI e IEL”, ressaltou o anfitrião.  

Para o presidente da ACM-MA, Cristiano Barroso Fernandes, o Avança Maranhão tem sido, na prática, um instrumento de apoio das entidades às empresas. “O plano tem produzido efeitos importantes neste momento difícil da nossa economia. Temos nos mobilizado, articulado parcerias para levar às empresas esses benefícios, seja com doações de insumos, com capacitação para a retomada, com geração de oportunidades, com apoio efetivo nesta reconstrução e um olhar para as micro e pequenas empresas, que foram as mais atingidas pelos impactos da crise. E, juntas, as entidades estão se mobilizando para ampliar o programa, buscando novas parcerias e o apoio do setor público, o que nos permitiria chegar ainda mais longe”, comenta o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes.  

Saudando a iniciativa, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Estadual, Raimundo Coelho, que também preside a Faema/Senar, ressaltou que o Avança Maranhão vem cumprindo importante papel de mobilização e de apoio às empresas, contemplando também o produtor rural, que já vem sendo beneficiado com ações do Agronordeste.  

“O Avança Maranhão tem sido muito bem sucedido nesta fase inicial em que já nos fazemos presentes com ações concretas que beneficiam quase 3.000 pequenos negócios, dentre estes um número relevante no setor rural, onde já alcançamos 750 capacitados em 45 dias, em vários municípios. Nossa expectativa é que o programa alcance suas metas, mas, principalmente, que seja um instrumento efetivo de ajuda às empresas que estão precisando se reerguer, voltar a produzir e trabalhar com sustentabilidade e perspectivas de crescimento. Nos orgulhamos muito de fazer parte deste esforço”, completa Coelho.  

Para o vice-presidente do Sistema Fecomércio-MA, Vilson Estácio Maia, o programa contabiliza importantes resultados. Ele analisa a participação da entidade, ressaltando o “orgulho em se unir às demais entidades empresariais para a realização deste projeto e contribuir com a retomada das atividades econômicas em nosso estado”. “O nosso Sistema”, afirma o dirigente, “tem se destacado na atuação em apoio às empresas do comércio de bens, serviços e turismo durante todos esses meses de pandemia, além da promoção e realização de ações voltadas, especificamente, para setores sociais mais carentes”.  

Com um percentual de execução de 60,6%, o Avança Maranhão contempla um conjunto amplo de ações (o maior da história das instituições idealizadoras) formulado pelas entidades com o propósito de uma atuação firme na reconstrução da economia local, fortemente impactada pelos efeitos da crise do coronavírus.  

“Esse conjunto de ações do Avança Maranhão representa um esforço forte para, de fato, estarmos ao lado das empresas, especialmente os pequenos negócios, que foram duramente atingidos pela crise. O Avança Maranhão tem nos permitido oferecer esse apoio neste momento. No Sebrae, temos mobilizando nossa equipe e capacidade de atuação para que esse apoio chegue de fato às empresas, priorizando aqueles pontos que são a maior necessidade dos pequenos negócios, como a gestão, acesso a mercado e capacitação com orientações que os auxilie nos desafios que a pandemia trouxe, como por exemplo a transformação digital”, avalia o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho. 

Ele também ressalta a ampliação do programa, que tem chegado a várias localidades do Maranhão, por meio das unidades regionais do Sebrae. “Estamos levando essa iniciativa para vários territórios do estado, fazendo chegar o apoio ainda mais longe. Nos próximos dias, apresentaremos o Avança Maranhão em vários municípios, fazendo com que o empreendedor dessas localidades conheça o programa e saiba como podemos ajudar nesta fase de reconstrução dos pequenos negócios e da nossa economia”, completou Borralho. 

União para fazer avançar a economia 

O Avança Maranhão é uma contribuição da iniciativa privada, com propostas claras e objetivas para a retomada econômica, para minorar os impactos que abalam o emprego, a renda e a economia. 

Contempla um total de 74 ações focadas em seis eixos (apoio às empresas, tecnologia e inovação, emprego e renda, apoio emergencial: agenda urgente, educação profissional e comunicação). Essas ações representam um aporte de quase R$ 30 milhões, entre investimento próprio e recursos captados junto a parceiros. São Luís e demais municípios onde as entidades participantes possuem unidades ou escritórios são os territórios abrangidos pela iniciativa. 

As ações se destinam às empresas e/ou trabalhadores mobilizados pelas entidades de classe, que prioritariamente são: a) empresas associadas às entidades e/ou aos sindicatos filiados b) micro, pequenas e médias empresas c) empresas do Programa de Fornecedores do Maranhão (PDF/MA) d) trabalhadores empregados e desempregados e) microempreendedores individuais - MEI f) produtores rurais e g) unidades e profissionais de saúde. Detalhes do Plano Avança Maranhão você pode obter acessando o site https://avancamaranhao.org.br/

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário