quinta-feira, 22 de outubro de 2020

A cidade sedia, de 26 a 30 de outubro, a etapa de Marcenaria de Estruturas, da Olimpíada do Conhecimento. O SENAI Imperatriz recebe competidores de diferentes estados do país  


IMPERATRIZ – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Imperatriz, já está nos preparativos finais para receber competidores de diferentes estados do país, que junto com o concorrente maranhense, Eduardo da Silva Alves, disputam de 26 a 30 de outubro, a ocupação Marcenaria de Estruturas na Olimpíada do Conhecimento. O vencedor conquista uma vaga para representar o Brasil na maior competição de educação profissional da América Latina, a Worldskills Competition 2021, prevista para acontecer em setembro de 2021, na China.  

Para chegar à etapa internacional, competidores espalhados no país inteiro estão em treinamento desde o início do ano. Agora, muitos se deslocam para cidades que devem sediar as etapas nacionais, a fim de selecionar representantes nas mais diversas ocupações profissionais e que representarão o Brasil na tão sonhada vaga na seletiva internacional.  

O diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, afirma que a competição demonstra a habilidade que a entidade tem na preparação da mão de obra e qualidade do ensino. “Alcançar a medalha é só consequência do esforço, mas o competidor não deve se limitar só a isso. A dedicação e o preparo têm que ser vistos como uma etapa da vida profissional”, pontua. Segundo Arruda, “a competição é um investimento da indústria para maior qualidade da mão de obra que vai ser absorvida ao longo dos anos”.  

Promovida a cada dois anos, a competição reúne alunos de cursos técnicos e formação profissional. Os treinamentos envolvem teoria, técnica, habilidade, disciplina, equilíbrio emocional e psicológico. Os alunos são acompanhados por instrutores da entidade, responsáveis por prepará-los de acordo com as regras da competição.   

MARANHENSES NA DISPUTA – O SENAI Maranhão tem competidores nas cidades de Imperatriz e São Luís, que participam do torneio em quatro ocupações: Carpintaria de Telhados, Construção em Alvenaria, Marcenaria de Estruturas e Movelaria.    

Três dos competidores são de Imperatriz. Gêneses Nascimento Martins, na ocupação de Carpintaria de Telhados, que vai representar o Maranhão na seletiva nacional, em março de 2021, em Porto Alegre (RS). Lucas de Sousa Alves, que participa da seletiva nacional de Movelaria, em abril de 2021, na cidade do Rio Branco (AC). E Eduardo da Silva Alves, ocupação Marcenaria de Estruturas, cuja seletiva nacional da Olimpíada do Conhecimento será sediada em Imperatriz, de 26 a 30 de outubro.  

Em São Luís, o SENAI também tem um competidor. Da capital maranhense, Wellington Ricardo Silva, da ocupação de Construção em Alvenaria, representa o Maranhão na seletiva nacional, que acontece em março de 2021, na cidade de Belo Horizonte (MG).   

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário