sábado, 19 de dezembro de 2020
"Fizemos o nosso melhor e vamos deixar uma secretaria bem melhor do que encontramos, diz secretária de Turismo em entrevista ao Cazumbá. Socorro Araújo garante que a gestão do Prefeito Edvaldo Holanda Junior, que se encerra no próximo dia 31, deu outra configuração a cidade, a tornou mais bela e mais humana e está pronta para os novos desafios, especialmente, no que tange ao turismo".


Jornal Cazumbá - O que era São Luís antes e o que é hoje, depois da gestão do prefeito Edivaldo?

Socorro Araújo - O Prefeito Edivaldo está entregando uma cidade requalificada, repleta de preciosidades para o turismo. As requalificações nas praças e logradouros da cidade, sem dúvida, se somam às outras riquezas de São Luís. Do Mercado das Tulhas ao Complexo da Deodoro, as obras entregues por esta gestão trouxeram à tona o mais belo da capital maranhense, pronta para receber os turistas que virão nos visitar daqui por diante.

JC- O receptivo da Setur mudou da área do Hotel Central para o espaço do Museu da gastronomia. Por quê?

SA- A nova Central de Atendimento ao Turista faz parte de um complexo, onde o turista poderá receber informações sobre a cidade e já ser encaminhado para conhecer a parte expográfica do museu, além de se informar sobre as oficinas de gastronomia que ocorrem no Centro de Culinária Típica, também instalado no local, podendo conhecer a culinária maranhense de forma mais prática e presencial.

JC- São Luís já tinha passado por uma requalificação desse porte do que passou na gestão do Prefeito Edivaldo?

SA- O programa São Luís em Obras, o maior programa de infraestrutura já executado na capital, abrange bairros da área central à zona rural. Por meio do programa, já foram entregues na área central da cidade o Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e Estádio Municipal Nhozinho Santos, que passaram por reformas estruturais. Também já foi inaugurado a Escola Municipal de Música (EMMUS) em casarão da Rua do Giz que foi totalmente recuperado, e o Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande), Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno e Largo de São João

Estão em execução as reformas do, Casarão da Rua do Giz, e o Casarão da Rua da Palma, para uso como habitação de interesse social, além de casarão na Rua Portugal para abrigar órgãos da administração municipal. Também está sendo feita a recuperação da pavimentação de paralelepípedos de 30 ruas do Centro Histórico para garantir mobilidade. A região central também tem recebido obras importantes de infraestrutura em bairros como Vila Passos, Lira, Belira, Goiabal e Diamante.

JC- Hoje, pode-se dizer que São Luís tem um novo mobiliário turístico?

SA- Sem dúvidas. Os espaços requalificados agregam valor ao acervo arquitetônico da cidade, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Mundial, tornando a cidade ainda mais atrativa para quem a visita.

JC- Existe uso e convivência social da cidade com esses espaços requalificados? De que maneira?

SA- Esses espaços foram pensados justamente para fornecer aos cidadãos ludovicenses a opção de lazer ao ar livre. Um local para passear e contemplar a cidade de São Luís.

JC- Quais os investimentos feitos no turismo pela gestão do Prefeito Edivaldo?

SA- Durante a gestão do prefeito Edivaldo, foram realizadas ações locais, nacionais e internacionais. Dentre elas, a divulgação do destino por meio das redes sociais e em participação de eventos como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Feira do Comércio e Indústria (Fecoimp), WTM Latin América, BWT, entre outros. Além disso, foram realizadas ações internas como o programa Reviva Centro, que atraiu milhares de pessoas para o Centro Histórico da cidade, fomentando o interesse da população e dos turistas pelos nossos pontos turísticos.

JC- Parcerias: Houve? Com quem? e como se deu?

SA- A Prefeitura de São Luís, por meio da Setur, realizou parcerias ao longo dos anos com diversas instituições, como o Governo do Estado (SETUR-MA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MA) e outras entidades da cadeia produtiva, todas com o objetivo de acrescentar e impulsionar o turismo de São Luís.

JC- Divulgação do destino São Luís.  Como tem sido feito? E os resultados são conhecidos?

SA- A divulgação de São Luís foi realizada por meio das ações já citadas, como promoção on-line, internacional (ações em Bogotá, Peru, Paris, Buenos Aires e Colômbia), nacional (ações como divulgação do São João no Mercado Municipal de São Paulo, no Trem da Vale, participação em eventos, convenções e outros)  e local (programas como o Reviva, que atraiu milhares de pessoas ao Centro Histórico da cidade). Com estes tipos de eventos e também somando-se a isto o trabalho também do Governo do Estado (Setur-MA), conseguimos atrair milhares de pessoas para a cidade, garantindo índices de satisfação muito elevados, conforme pesquisas divulgadas pelo Observatório do Turismo do Maranhão ao longo dos anos. Na sua última pesquisa de satisfação de 2019, por exemplo, o Observatório constatou que Mais de 87% dos turistas aprovam estadia em São Luís, revelando pontos muito positivos para a capital.

JC- São Luís,  ganhou nova sinalização turística. fale sobre a mesma?

SA- O projeto de sinalização da Setur São Luís foi pautado nas especificações contidas no Guia de Sinalização Turística elaborado pelo Ministério do Turismo e, diante do fato de São Luís ser Patrimônio Cultural da Humanidade, devido a importância do seu acervo arquitetônico construído entre os séculos 18 e 19, também foi utilizado, como fonte de pesquisa na construção do projeto, o Guia de Sinalização para Sítios Históricos elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Foram instalados 7 totens nas principais entradas da cidade; 21 placas dentro do Centro Histórico da cidade; 19 placas interpretativas para mapas e planos; foram selecionados 34 atrativos para receberem placas interpretativas para as fachadas dos monumentos; Foram instaladas 56 unidades de Placas de sinalização turística vertical de direção nas principais vias da cidade; foram instalados 14 pórticos de sinalização turística em diversos pontos da cidade e também Foram confeccionados 100.000 mapas turísticos.

JC- Como a senhora está deixando a secretaria para seu sucessor (a)?

SA- Nós vamos entregar uma Secretaria em dias, com uma sede própria instalada em um dos grandes atrativos da cidade: o Museu da Gastronomia Maranhense, também obra entregue durante a gestão do Prefeito Edivaldo. Além disso, fazem parte do Complexo do Museu o Centro de Culinária Típica, um lugar moderno onde foram realizadas inúmeras oficinas de culinária; e também a Central de Atendimento ao Turismo, na qual o visitante pode chegar, receber informações da cidade e conhecer todo o espaço.


Fotos: Arquivo Pessoal Professora Socorro Araújo


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