quinta-feira, 10 de dezembro de 2020


Para contribuir com uma boa alimentação e com a redução do desperdício de alimentos no Maranhão, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) lançou, nesta quarta-feira (9), uma cartilha sobre Alimentação Saudável e Aproveitamento Integral dos Alimentos. O material foi criado pela equipe do Banco de Alimentos, que realiza capacitação com o mesmo tema para representantes das instituições beneficiárias e para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A cartilha é resultado da capacitação oferecida pelo banco, e contém informações sobre alimentação e estilo de vida saudável, higiene e conservação dos alimentos, dicas, e receitas com aproveitamento total dos alimentos, incluindo cascas, talos e sementes. O material ficará disponibilizado no Banco de Alimentos, localizado na Ceasa, em São Luís.

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que a inciativa tem o intuito de combater alguns hábitos de desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, incentivar o aprendizado de novas receitas nutritivas, proporcionando saúde a quem mais precisa.

“Estamos indo além da distribuição dos alimentos e nos preocupando em compartilhar conhecimentos para que os beneficiários aproveitem todas as doações da melhor forma. Uma boa saúde requer uma boa alimentação, que neste momento de pandemia é essencial a todos nós, principalmente para as pessoas em situação de insegurança alimentar”, disse o secretário.

Durante o lançamento, foi realizada degustação de receitas de reaproveitamento integral dos alimentos como geleias, sucos e bolos feitos com cascas e sementes de frutas e vegetais. Aldeci Ribeiro é representante de uma das instituições beneficiadas e participou da capacitação. Ela falou sobre a experiência e disse que a oficina contribuiu muito com a nova forma de lidar com os alimentos.

“Foi muito proveitoso tudo que aprendi na oficina. Esse conhecimento é importante para mudar a nossa forma de nos alimentar e economizar com os alimentos, cuidando da nossa saúde com uma alimentação boa e equilibrada”, comentou Aldeci.

O Banco de Alimentos intermedeia a entrega das doações e tem como compromisso levar orientações aos beneficiários para o manuseio correto dos alimentos através de oficinas e capacitações, com as recomendações de higiene necessárias, além do bom aproveitamento dos nutrientes de todos os componentes do alimento, como cascas, talos, folhas e sementes, gerando economia e diminuindo o desperdício de comida.

Informações: Agência de Noticias 

0 comentários:

Postar um comentário