quarta-feira, 9 de dezembro de 2020


Primeira etapa da produção artesanal dos contemplados no edital de Fomento ao Artesanato da Lei Aldir Blanc começou a ser entregue nessa quarta-feira, 09, ao Governo do Estado do Maranhão. A Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) e da Cultura (SECMA) organizaram a seleção em parceria com o objetivo de gerar oportunidade de trabalho e renda aos artesãos durante a pandemia.


Aproximadamente R$ 700 mil reais serão investidos nessa primeira etapa para 130 artesãos. Esse valor passará de 1 milhão de reais com a prorrogação da entrega de produtos a ser divulgada ainda em dezembro. Segundo o secretário de estado do Turismo, Catulé Júnior, o Governo do Maranhão foi pioneiro no lançamento de editais para auxiliar o trade turístico, incluindo o artesanato, foram 5 no auge da pandemia. A Lei Aldir Blanc chega para se somar a esses esforços. Esse novo edital também fará com que nossa arte seja compartilhada na recepção de turistas, autoridades e demais convidados, com a finalidade de promoção dos atrativos turísticos e da produção artesanal maranhense”, afirma Catulé Júnior.


No edital foram contempladas tipologias como itens em azulejaria, couro, cerâmica vitrificada, pintura à mão livre com porcelana, fibra do buriti e artesanato indígena, artesanato em Palha de Buriti, Rendas, tapetes feitos de palha de carnaúba e peças produzidas em madeira, cerâmica e tecido, bumba-meu-boi, biojoías, entre outros.

“O artesanato irá compor o acervo da Governo onde serão utilizados em feiras, eventos, oficinas e afins, na renovação dos acervos das Casas de Cultura e de convidados” explica o secretário de cultura, Anderson Lindoso.

O artesão de cerâmica, Raimundo Diniz, explica que o auxílio veio em boa obra pois as vendas diminuíram.” Além de gerar renda, é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho para além das fronteiras do nosso estado”.


As entregas estão sendo feitas de forma escalonada para a Superintendência de Artesanato do Maranhão (SETUR) localizada no Ceprama, no bairro da Madre Deus, e na Superintendência de Turismo Lençóis e Delta localizada no município de Barreirinhas (SETUR).

O Governo do Maranhão recebeu R$ 61,3 milhões e repassou aos profissionais meio de seis editais de fomento cultural (Conexão Cultural 3, Oficinas Artísticas, Fomento a Projetos Culturais, Fomento à Literatura, Aquisição de Ativos do Artesanato e Fomento a Projetos Audiovisuais) e via Renda Básica Emergencial da Cultura.

Informações e fotos: Setur/MA


0 comentários:

Postar um comentário