sexta-feira, 4 de dezembro de 2020


Fortalecer a inclusão escolar, proteger contra violências, promover o bem-estar das crianças, adolescentes e suas famílias nas comunidades mais frágeis, afrodescendentes e indígenas. Esses são alguns dos objetivos da parceria firmada entre Governo do Estado e UNICEF, após a doação feita pelo Executivo Estadual de R$ 500 mil reais ao UNICEF para as ações no ano de 2021.

“No Maranhão, o Selo UNICEF, que busca melhorar indicadores nas áreas relacionadas ao bem-estar das crianças e adolescente, alcançou o maior número de toda a região amazônica entre os municípios que participam deste projeto, que inclui capacitação, visita, treinamento mobilizações. O Governo do Estado, com as equipes das secretarias de Educação, Direitos Humanos e Participação Popular, Saúde, Desenvolvimento Social e de Governo, contribuem tecnicamente junto ao UNICEF para fazer chegar em mais de 200 municípios maranhenses ações concretas, que transformam a vida de famílias”, disse Ofélia Silva, chefe de escritório do UNICEF no Maranhão.

Para ela, a parceria com o Executivo Estadual é um exemplo prático de que os modelos de colaboração são efetivos para que ações em prol da criança e do adolescente cheguem em áreas de vulnerabilidade, como as populações indígenas e negras.  “O Pacto pela Aprendizagem é apenas um dos exemplos que mostra a importância da nossa parceria junto com o Governo do Estado. Viabilizamos o engajamento dos municípios na busca ativa de crianças em extremo risco pelo primeiro indicativo que é a evasão escolar”, disse Ofélia. 

No dia 30 de novembro, a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, encaminhou ofício ao Governo do Maranhão agradecendo a doação e oficializando o programa aprovado, que será executado em um período de 12 meses. Para a organização internacional, a doação representa um valioso aporte, adicional à parceria técnica e estratégica já consolidada entre o UNICEF e as equipes das Secretarias de Estado e Secretarias Municipais em dezenas de municípios do Maranhão.

“O UNICEF tem sido um importante parceiro do Governo do Estado. Com essa doação, o Governo contribui para fortalecer as ações do UNICEF em nosso estado, sobretudo junto às populações tradicionais, indígenas, populações com baixo índice desenvolvimento humano. Essa é uma parceria muito importante que consolidará o plano de trabalho do Fundo das Nações Unidas para a Infância no ano de 2021, no Maranhão”, pontuou Francisco Gonçalves, secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular.

Informações e foto: Agência de noticias MA

0 comentários:

Postar um comentário