sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Quatro comunidades do município de Santo Amaro foram comtempladas, entre os dias 9 a 11 de dezembro, com curso de qualificação profissional de Hospedagem Familiar: Como montar um negócio cama e café, ofertado pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA).


Com o objetivo de desenvolver habilidades e competências empreendedoras, o curso de Hospedagem Familiar tem como foco orientar os profissionais sobre os requisitos necessários para abrir um negócio, além das estratégias, planejamento e outros aspectos relacionados ao segmento. Nos três dias, o curso foi ministrado nas comunidades de Buritizal, Buriti Grosso, Satuba e Barra, e ofertados para profissionais ligados ao turismo ou pessoas que tenham interesse em trabalhar no segmento.

O curso, ministrado pela equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur, teve como objetivo atender ao público ligado ao Projeto de Turismo de Base Comunitária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do laboratório de extensão. O projeto é uma parceria da Secretaria estadual de turismo com a UEMA, que visa o fomento e levantamento das comunidades tradicionais da região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que tem a vocação para trabalhar com o Turismo de Base Comunitária.

O secretário estadual de turismo, Catulé Júnior, destacou a oferta dos cursos como primordiais para turismo da região, além da qualificação da mão de obra e melhoria dos serviços turísticos ofertados.

“Os cursos tem importância muito grande do ponto de vista da qualificação dos profissionais ligados ao trade, assim como, para aqueles profissionais que pretendem trabalhar no segmento turístico. Proporcionar uma ótima experiência turística para os nossos visitantes é um dos grandes objetivos a serem alcançados”, frisou o secretário.


Segundo o Superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Fernando Campelo, a oferta de cursos, por meio do projeto de Turismo de Base Comunitária, está dentro do contexto da temática do Programa Destino Lençóis, que tem o objetivo de transformar a região dos Lençóis Maranhenses e do Delta das Américas em produtos turísticos consolidados nacional e internacionalmente, possibilitando o desenvolvimento sustentável da região.

“Santo Amaro está inserido no Programa Destino Lençóis e, por meio disso, surgiu a oportunidade de trabalhar a proposta de incentivo de Turismo de Base Comunitária, qualificando as pessoas dessas comunidades, fazendo com que elas sejam protagonistas do processo”, destacou o superintendente.

Informações e fotos: Ascom Setur/MA

0 comentários:

Postar um comentário